projeto de pesquisa a representação de abraham lincoln no filme linconl

3401 palavras 14 páginas
NOME: ALINE SILVA SIQUEIRA
DISCIPLINA: PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSORA: DENISE PEREIRA
PROJETO: A REPRESENTAÇÃO DE ABRAHAM LINCOLN NO FILME LINCOLN
ORIENTADOR: OSVALDO RODRIGUES JUNIOR
PROBLEMÁTICA

A partir de uma análise superficial prévia verificou-se que o filme, Lincoln (2012) procura retratar os valores considerados pelos norte americanos tais como liberdade e democracia excluindo outros elementos. Desta forma, partir-se-á da hipótese de que o filme busca monumentalizar a figura do presidente, representando-o de uma forma "mítica".
Nesse sentido, hipoteticamente o filme busca representar uma imagem do presidente Lincoln e de como a sociedade do presente sofreu as consequências de suas ações feitas no passado, monumentalizando o presidente e de certa forma perpetuando o mito que se criou entorno dele. Para isso, recorre-se a História, mas, sobretudo apresenta-se na produção a intenção do produtor de idealizar o personagem retratado. Sendo assim fica a cargo do historiador identificar essas intenções e procurar os vestígios históricos explícitos ou implícitos nesta produção cinematográfica. Partindo desta análise prévia, a problemática da presente pesquisa será analisar como se dá a tensão entre ficção e história no filme Lincoln, produzido em 2012. As filmagens desse filme de drama/biografia tiveram inicio em 2011, sob a direção de Steven Spielberg. Fazem parte do elenco os atores Daniel Day-Lewis representando o presidente, Sally Field como a esposa de Lincoln conhecida como Mary Todd, David Strathairn como amigo e secretário William Seward, dentre outros.
O filme teve um orçamento de US$ 65 milhões e sua exibição no Estados Unidos arrecadou o equivalente ao dobro do valor da produção. Spielberg, já ambicionava filmar a trajetória politica de Abraham Lincoln, sendo esse nos dias atuais, um dos personagens históricos mais lembrados. A película busca representar o fim da Guerra da Secessão onde aparentemente a União sairia vencedora, todavia

Relacionados