Projeto de pesquisa sobre a perspectiva do consumidor frente a produtos virtuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR
Curso de Administração

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR FRENTE A PRODUTOS VIRTUAIS

Bruna Alves
Larissa Bernardino
Liliana RegatoJaqueline Carvalho

Nova Iguaçu
2011
Bruna Alves
Larissa Bernardino
Liliana Regato
Jaqueline Carvalho

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR FRENTE A PRODUTOS VIRTUAIS

Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento do Consumidor, do curso de Administração da UFRRJ como requisito para aprovaçãona mesma.
Orientador: Prof. Dr. Severino Joaquim N.Pereira

Nova Iguaçu
2011
INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia e as mudanças nas formas de comunicação, percebemos que o consumo também é influenciado por estas tendências, onde a Internet, a rápida comunicação e facilidade de compra on-line, influenciam cada vez mais as pessoas a serem consumidoresvirtuais. E esta problematização do consumo virtual é o motivo principal que nos levou a dar enfoque a essa pesquisa.

PERGUNTA DA PESQUISA

De que forma as comunidades virtuais e os formadores de opinião existentes na internet podem influenciar na aquisição de produtos e serviços? E quais são os riscos considerados pelas pessoas que compram pela internet?

OBJETIVO DA PESQUISA

Oobjetivo central deste trabalho é saber como a comunicação virtual através da evolução dos meios de comunicação poderá influenciar as pessoas na aquisição de produtos e serviços. Onde essa rápida forma de propagação da informação e o compartilhamento de experiências, poderá se tornar um dos fatores principais para tais decisões. Observando quais são os tipos de riscos que um consumidor considera aofazer compras pela internet e também as vantagens de se fazer esse tipo de compra.
Saber até que ponto os formadores de opinião influenciam mais do que as estratégias mercadológicas feitas pelas organizações no processo de compra do consumidor. Além de entender como os gestores podem utilizar os formadores de opinião e as comunidades virtuais como fonte de informação, de forma a gerar benefíciospara a empresa. E de que forma a utilização das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) pode ser um diferencial competitivo para uma organização.

RELEVÂNCIA

A aquisição de bens e serviços via Internet vem se consolidando e seu crescimento é expressivo, por razão da facilitação ao acesso da população às TIC's, que promoveram uma revolução digital de enormes proporções. De modo a terse tornado vital para as organizações compreenderem o papel dos formadores de opinião e das comunidades virtuais, e utilizarem essas informações de forma a obter vantagem competitiva para a empresa.
A relevância desta pesquisa é verificar os efeitos dessa revolução virtual e de que forma eles podem influenciar nos negócios, identificando procedimentos para adequar a organização à estas mudançasna cadeia de valores e no mercado. Podendo se tornar uma ótima ferramenta para a empresa, dando feedbacks mais rápidos, tendo um contato maior com o público e se tornando um facilitador de divulgação. Porém antes de haver investimento nesta área deveram ser observadas informações confiáveis sobre o mercado, a coerência e a própria estratégia de negócios.

CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOSVIRTUAIS COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O objetivo do estudo das comunidades virtuais é verificar a importância da utilização destas como fonte de informações para estratégias mercadológicas. Tem-se observado que através de colaborações espontâneas, as pessoas têm compartilhado das experiências vivenciadas virtualmente, o que favorece de forma positiva a aquisição de produtos e serviços....
tracking img