Projeto de pesquisa sobre educação integral

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: EDUCAÇÃO INTEGRAL

INTRODUÇÃO


O desenvolvimento do ser humano é considerado um processo integral que abrange todos os aspectos da vida humana: físico, emocional, cognitivo e social. Sendo assim, a educação é um dos elementos mais importantes para a construção de uma sociedade mais democrática e igualitária.
O debate em torno daescola de tempo integral já não é tão recente, torna-se cada vez mais proposta de palanque de muitos candidatos ao executivo, sendo apresentada ora como alternativa para retirar das ruas as crianças em situação de risco, ora para elevar o nível de qualidade do ensino.
Desse modo, o tema “Educação em tempo integral” tem chamado atenção, pois almeja implantar escolas de tempo integralcomo forma de incorporar a idéia de uma oferta maior de oportunidades complementares de formação e enriquecimento curricular aos alunos.
Para uma educação de qualidade, é importantíssimo que levemos em conta um projeto pedagógico comprometido com uma educação que transporá os muros da escola e que também e, principalmente, contará com parcerias formadas entre a escola e a comunidade,sejam empresas, associações, ONGs, famílias e voluntários em geral.
Porém, será que a relação estabelecida entre a ampliação do tempo escolar e uma educação que é entendida como integral implica, necessariamente, na qualidade de ensino esperada? Torna-se viável em nosso sistema de ensino, ainda tão deficiente em diversas regiões? E as verbas, como são implantadas e utilizadas naconsolidação de um ensino integral de qualidade?


JUSTIFICATIVA


A importância desse trabalho encontra-se na necessidade de reflexão e discussão a respeito de uma forma de educação que está sendo cada vez mais focalizada pela sociedade, grandes pesquisadores educadores, e incentivada pelo governo, como caminho para a superação dos problemas enfrentados pela educaçãobrasileira de modo geral. Assim, esperamos contribuir com esclarecimentos e novos pontos de vista sobre a consolidação e regularização do ensino integral no Brasil.


OBJETIVO GERAL


O objetivo dessa pesquisa é compreender de que forma a ampliação do tempo de atividades do aluno na escola contribui para uma educação realmente integral, de qualidade, voltada para o exercício dacidadania, e de que modos, legal e politicamente, essa meta, presente na LDB, tem sido realizada em nosso país.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Descrever diferentes visões de educação integral.
Diferenciar educação integral e escola de tempo integral.
Elencar experiências, passadas e presentes, de educação integral, contruindo um panorama histórico.Analisar e comparar dados referentes à educação integral na cidade de Londrina.
Investigar os investimentos feitos em educação integral pelos programas de política pública, na cidade e no país.
Discutir reflexivamente sobre as propostas e as conquistas efetuadas nessa modalidade de ensino.


METODOLOGIA


A metodologia ancora-se em umaproposta de investigação quantitativa e qualitativa. Iniciando com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, buscando conceitos de educação integral de acordo com algumas correntes educativas e o seu histórico de práticas e experiências. Em seguida, à luz desse estudo preliminar, faremos um levantamento do número de alunos e escolas envolvidas no projeto de escola de tempo integral na cidade deLondrina e uma análise qualitativa por amostragem, selecionando duas escolas do município que compõem as de tempo integral e estudaremos o ensino e aplicação de recursos, numa visão comparativa, para assim chegarmos à uma resposta conclusiva de nossos questionamentos.




FUNDAMENTOS TEÓRICOS


A realidade brasileira tem apresentado, a cada ano eleitoral, mais...
tracking img