Projeto de pesquisa - sigilo profissional com relação à secretária executiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Pesquisa para Graduação

Cintia Vieira Amaral de Santana

Resumo

O ambiente profissional têm diversas subdiviões em relação a Deontologia[1]. Para alguns o conceito de confidencialidade é um, que nem sempre é o mesmo para todos. A filosofia e a ética criam uma noção de sigilo que a qualquer momento/lugar/situação pode ser alterada. A relação de confiança do executivo com oprofissional de Secretariado é construída dia-a-dia, deixando a relação de confiança “executivo X agente facilitador” hábil e dedutiva. Esse fator faz com que o profissional em Secretariado mostre a sua capacidade de sigilo, não importando o ramo da empresa ou os perfis dos executivos.


Apesar disso, ainda necessitamos quebrar o antigo paradigma sobre a imagem que o profissional em Secretariadoainda leva consigo, por exemplo a ideia de servir café ou então a ideia de quebra de sigilo imediato.


O intuito deste projeto é mostrar, além do óbvio, que todos os profissionais têm obrigatoriamente que cumprir com a ética da empresa, independente do ramo de atuação da organização. Tem o intuito de mostrar que o profissional de Secretariado tem uma maior obrigatoriedade em relação ao sigilointerno da empresa, usando da ética, do bom senso, e das boas condutas creditadas em si.



1 - Introdução

Este projeto esta circunscrito na relação entre o pensamento filosófico definido pela deontologia e as relações de cunho social. Entende-se por deontologia a ciência que estabelece normas diretoras das atividades profissionais sob a moral ou a honestidade estabelecendo o bem a fazer e omal a evitar no exercício da profissão.

Desta feita, abordar questões referentes a ética e as relações de sigilo corresponde ao modelo de pesquisa que julga a necessidade de se entender até que ponto o príncipio ético aborda as seguintes temáticas:

I. O que confere a importância da relação entre a ética e o sigilo nas relações empresariais pautadas nas competências e habilidades doprofissional de secretariado;

II. O que confere ao que é essencial nas relações de poder, ou seja, na confidencialidade construída por meio dessas relações;

III. O que confere ao príncipio do que se julga acidental, isto é, informações que podem ser consideradas sigilosas se adequadas a um determinado contexto histórico, características empresariais ou de ordem mercadológicas.


Nessaperspectiva, pode-se afirmar que o príncipio de sigilo/confidencialidade se adequam a diferentes características e procedimentos. Tais procedimentos envolvem tanto o profissional de Secretariado quanto as características da empresa e o fluxo de informações a que os profissionais têm acesso durante suas atividades. Assim surge os seguintes questionamentos: Quais as características que justificam omodelo de sigilo que o profissional deve adotar ? Como o profissional deve se portar frente a obliteração do status do tipo de informação a ser considerada confidencial? Como estabelecer critérios para pontuar e relacionar o grau de confidencialidade e os príncipios éticos referentes as informações associadas e confidencializadas a profissão ?




1.1 - Apresentação do Tema

O propósito dapesquisa é situar o sigilo profissional em meio a ética social e empresarial. A partir disto temos o seguinte tema de pesquisa: A atuação do profissional em secretariado e a competência nas relações de sigilo.





1.2 - Problema de pesquisa

Define-se como objeto de pesquisa o conceito ético[2] e moral[3] que fundamenta o sigilo na atuação do profissional em Secretariado. O objeto depesquisa verifica-se com o sigilo profissional no ambiente empresarial, atribuído a diversas formas, como exemplo, os distintos cargos e a interferência da profissão secretarial em todos eles, analisa a ética nos negócios e ética nas empresas, nos ambientes coorporativos e de que maneira a mesma deve existir de acordo com o que é imposto pelas regras de ética propriamente ditas.



1.3 -...
tracking img