projeto de pesquisa - REVOLUÇÃO CULTURAL : AS GRANDES GUERRAS TRANSFORMANDO AS ARTES

671 palavras 3 páginas
REVOLUÇÃO CULTURAL : AS GRANDES GUERRAS TRANSFORMANDO AS ARTES
INTRODUÇÃO
É fato que o pós guerra trouxe mudanças significativas à sociedade, e influenciou até numa mudança comportamental e de valores, a concretização de tais transformações aconteceram sob a forma dos movimentos artísticos e culturais, no mundo das artes. Foi assim que a sociedade deu voz ás suas novas necessidades, nessa onda de mudanças.
JUSTIFICATIVA
Os conflitos mundiais mudaram o mundo, a mente da população e, consequentemente, as manifestações artísticas. Idéias de progresso, lutas, crises, destruição e mortes; foram pensamentos e circunstâncias corriqueiras na sociedade mundial, em especial, na Europa, palco das duas grandes guerras mundiais que ocorreram durante o breve século XX.
Essas mudanças artísticas expressam uma nova forma de o homem ocidental, sentir e interpretar, a vida experimentada nas cidades do início do século XX. O espírito moderno é produto das ambíguas experiências que o ser humano passa a vivenciar – as metrópoles oferecem ao indivíduo diversas possibilidades de realização pessoal, intelectual, amorosa, econômica, etc., ao mesmo tempo que desencadeiam sensações de desconforto, insatisfação, solidão e desespero existencial.
O panorama europeu que constitui o centro das preocupações expressas nas artes é formado pelos vertiginosos acontecimentos – em especial, pelas tamanhas conseqüências sociais e na consciência humana - da Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, que aceleraram a ruptura com as idéias do passado, e pela radicalização, tanto ideológica quanto estética, de uma série de inovações. Depois da 1ª Guerra Mundial ocorreram muitas mudanças. Deu-se o Modernismo, a pintura impressionista, a pintura abstrata, estética cubista
Portanto, considerando as conseqüências desses conflitos através do mundo, tanto no plano espiritual –mental – do homem, quanto nos âmbitos econômico, social e geográfico, é que se busca,

Relacionados

  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas