Projeto de pesquisa organizações, pessoas e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Tema

Organizações, Pessoas e Mercado

1.1 Delimitação do Tema

As conseqüências da globalização e da informatização do mercado para a mudança de perfil das organizações e das pessoas.

2. Objetivo

Analisar o novo perfil de cada elemento do tema e a nova relação entre os mesmos, proporcionando um levantamento investigativo das novas diretrizes que orientam as tendências donovo modelo profissional, organizacional e mercadológico.

2.1 Objetivo Geral

Mostrar as mudanças de conceitos na relação Organização, Pessoas e Mercado.

2.2 Objetivos específicos

Apresentar como um mercado movimentado pela Era do Conhecimento, da Informática e da telecomunicação provoca constantes mudanças nas relações organização – pessoas exigindo transformações rápidas e drásticasnos perfis dos mesmos.

3. Problematização da pesquisa

Como os reflexos da modernização e da globalização como: a rapidez nas trocas de informações, a competitividade acirrada, a necessidade das organizações serem inovadoras e ágeis para suportar às novas ameaças e oportunidades de mercado, as exigências de se ter uma TI eficiente, puderam influenciar as constantes mudanças nas organizaçõesrefletindo na sua visão e conceituação de não administrar pessoas e sim de administrar com as pessoas?

4. Justificativa

O objetivo do trabalho será a utilização de aprofundados estudos na área para elucidar a relação tão atual e problemática como inovadora e desafiadora para as organizações que ao se adaptarem as exigências de um mercado em constante mudança e exigente, faz modificaçõesdrásticas na vida e na personalidade das pessoas que estão ligas ou que pretendem se ligar a elas.
O levantamento bibliográfico conta com nomes como Idalberto Chiavenato, Stephen Rhinesmith, Silvia Vergara entre outros autores que dedicaram um intenso trabalho para o estudo dos conceitos antigos, e a análise e explicação dos novos modelos de mercado, organização e pessoas. Dentro desse levantamentoaflorou-se a curiosidade e o entendimento das tendências atuais vividas tão de perto por várias pessoas, porém não compreendidas, por estarem dentro de uma visão individual, que ao ser visto como um todo se tem o entendimento global do problema.
A abordagem do tema selecionado trará uma visão mais clara para as pessoas, que estão tentando, ou que já estão no mercado de trabalho, das constantesexigências das organizações em estipular um perfil adequado para as propostas de trabalho.
Das empresas, que muitas vezes são consideradas exigentes e instáveis, que tomam atitudes conforme a necessidade de se adaptarem as mudanças do mercado para sobreviverem e terem lucros.
E do mercado que é globalizado, dinâmico e volátil não proporcionando estabilidade para ninguém no mundo.


5. HipótesesTendo em vista a Era do Conhecimento, propõe-se um entendimento, do ponto de vista estratégico, que as pessoas formam o patrimônio mais importante das organizações e que a promoção do trabalhador que possui conhecimento modifica profundamente a natureza do trabalho e a rotina dos administradores que ao se tornarem gestores necessitam de uma maior preparação para geri-los com sabedoria emotivação para conseguir mantê-los em seus quadros.

6. Referencial Teórico

No cenário do mercado atual, com a era da informática e da telecomunicação, as mudanças que demoravam longas datas, agora estão levando segundos para acontecer, fazendo com que as organizações sofram gigantescas transformações e se mantenha em continuo processo de aperfeiçoamento e renovação, repassando as conseqüênciasdisto para as pessoas e transformando a gestão de pessoas.
Conforme Vergara (2003, p.15):

[...] São características da sociedade agrícola o enraizamento das famílias com seus membros bem unidos e canais de comunicação reservados a riscos e poderosos. São características da sociedade industrial relações alteradas nas famílias, educação em massa, canais de comunicação abertos, separação entre...
tracking img