Projeto de pesquisa no segundo setor de londrina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Na última década, as empresas vêem transformações em seu ambiente competitivo, visando cada vez mais uma preocupação maior com o meio ambiente, indo atrás, portanto de melhores formações de estratégias ambientais para atender as exigências da sociedade e de seus consumidores.
Essas exigências nos dizem respeito à produção, distribuição, consumo e descarte deprodutos. Neste sentido, as empresas estão sendo desafiadas a encontrar novas formas de organização e administração da produção, que sejam compatíveis com uma melhor qualidade de vida, e que tenha uma consciência ecológica.

Algumas empresas estão procurando mudar a filosofia de satisfação das necessidades do consumidor, objetivando uma melhor qualidade de vida para a sociedade,buscando solucionar os problemas ambientais e, ao mesmo tempo, explorar as oportunidades do ecobusiness. (SOUZA, 1993, p.2).

É necessário ressaltar que as empresas que não possuem uma postura ambiental são más vistas e acarretam custos e riscos por seus impactos ambientais, ora por pagamento de multas, ora por preferências dos consumidores por produtos “verdes”, ou seja, a empresa perdemercado, competitividade, e sua reputação torna-se mais baixa frente aos clientes.
Assim, a questão ambiental vem sendo cada vez mais incorporada ao mercado e as estruturas sociais, e passou a ser um elemento cada vez mais considerado nas estratégias de crescimento das empresas, seja por gerar ameaças como também oportunidades. (SOUZA, 2004).

Vários são os motivos para que as empresastenham se tornado cada vez mais ativas na preservação do meio ambiente, entre eles estão: as regulamentações ambientais, os movimentos ambientalistas, os mercados de produtos e as fontes de recursos naturais.

Porém, tornar essa teoria, sobre uma melhor postura ambiental, em prática não é simples para as empresas, pois, segundo Schmidheiny (apud DIAS, 2009), são exigidas mudanças profundas ecom um amplo alcance na esfera empresarial, incluindo a criação de uma nova ética na maneira de fazer negócios.

A pesquisa pretende mostrar o desempenho ambiental de uma empresa através de um modelo de conduta chamado ECP-Ambiental (modelo Estrutura-Conduta-Performance Ambiental). Esse modelo foi desenvolvido buscando refletir a qualidade da gestão ambiental na empresa, envolvendo todasas suas áreas, como: pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e manutenção, administração, marketing e distribuição (ABREU, 2004). As empresas escolhidas para a pesquisa são: Companhia Brasileira de Bebidas (AMBEV), Fiasul Indústria de Fios LTDA e a Milenia Agro Ciências S/A.

Portanto, o problema proposto pela pesquisa é: Como as pressões ambientais da estrutura da indústriainfluenciam a performance dessas empresas no mercado?




1.1 OBJETIVO GERAL



• Analisar como as performances das empresas Ambev, Fiasul e Milenia Agro Ciências são influenciadas pelas pressões ambientais da estrutura da indústria.



1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



a) Verificar quais as condutas e performances adotadas por essas empresas.

b)Identificar os fatores externos, como a sociedade, que leva a empresa a adotar medidas de preservação e melhoria da sua conduta ambiental.
c) Identificar no contexto interno da empresa, os fatores que influem na formação de suas estratégias ambientais.

1.3 JUSTIFICATIVA


Apesar de já ter sido tratada por muitos no passado como uma questão ideológica, de grupos ecologistas quenão aceitavam a sociedade de consumo moderna, a preocupação ambiental assume hoje uma importância cada vez maior para as empresas. Nota-se com relativa facilidade que há uma preocupação crescente por parte de empresários e administradores em relação aos problemas ambientais relacionados à produção, distribuição, consumo e descarte de produtos, e às suas repercussões no desempenho das empresas....
tracking img