Projeto de pesquisa jornalismo impresso ou o jornalismo online

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALLINE R. CASADO DE LIMA

JORNALISMO IMPRESSO E O JORNALISMO ONLINE

Projeto de pesquisa elaborado como exigência parcial para obtenção de média bimestral da disciplina Jornalismo Comparado.
Orientador: Prof. Maurício Mello

UNIFRAN 2011

Tema
Este projeto trata-se da comparação entre o jornalismo impresso e o jornalismo online, mais precisamente o jornal diário de uma cidade com menosde 50 mil habitantes chamado “O Guaíra”.
Ele falará sobre a evolução de um jornalismo moderno, as conseqüências e as mudanças que isto traz para uma cidade de interior com seus gostos e costumes rígidos. Como um jornal de 82 anos se adapta à modernidade e evolui, trazendo para Guaíra uma maneira diferente de se manter informado.
O que o jornalismo online muda no jornalismo impresso da cidade.Quais os benefícios para o veículo de comunicação de papel e os benefícios para um veículo sem a mão-de-obra de produção.
Atualmente, o jornalismo está mudando, a rapidez e a agilidade com que as notícias são veiculadas nos sites, nem sempre são acompanhadas pelo jornal impresso. Mas no caso do jornal “O Guaíra”, o jornal anexado no site é exatamente o jornal impresso distribuído na cidade. Adiferença é que o jornal online sai colorido, com as propagandas mais destacadas, podendo ter algum vídeo em seu lugar ou até mesmo uma entrevista.
Se a tecnologia permite uma cobertura de grande instantaneidade, quase em tempo real aos veículos presentes na web, observa-se, entretanto, que muitas vezes, informações já publicadas em papel são divulgadas com o mesmo texto na Rede, sem qualqueratualização e como isso traz conseqüências para os clientes de anos de jornalismo impresso.
Surgimento desta mídia digital para Guaíra traz uma nova era com novos mecanismos comunicacionais, favorecendo agilidade e modernidade à cidade. Jornalismo digital quase igual ao jornalismo impresso, trazendo algumas novidades, como vídeos de propagandas e até programas de entrevistas.
O jornalismo online trazuma nova interação entre informação, cultura e praticidade. O jornalismo impresso possui aqueles leitores fixos que preferem parar um tempo do seu dia para ler as notícias da cidade ao ter que abrir uma página da internet para se manter informado.
O projeto tratará deste problema buscando informações e resultados para este veículo de comunicação, podendo mostrar diferentes formas de solução.Justificativa
Para realizar o projeto, faz-se um breve histórico sobre como surgiu o jornalismo impresso deste veículo de comunicação e em seguida o jornalismo online, registrando, também, as evoluções da internet em uma cidade do interior. Observou-se como é passada a notícia aos internautas, e como ela é passada aos leitores do jornal impresso. A facilidade e dificuldade de cada um. Este estudopretende registrar o desenvolvimento do jornalismo online nos dias de hoje em Guaíra, comparando as notícias veiculadas, em um meio digital e um impresso, da mesma empresa de comunicação – Jornal e Editora O Guaíra. O estudo analisa com que freqüência o site coloca o jornal no ar; qual a prioridade da empresa, e conta brevemente sobre a história de como surgiu este meio de comunicação.
Estapesquisa buscou solucionar questões a respeito do jornalismo impresso com o jornalismo online, a fim de obter melhores resultados para a comunicação da cidade de Guaíra.
Este estudo pretende registrar o desenvolvimento do jornalismo online nos dias de hoje em Guaíra, comparando as notícias veiculadas, em um meio digital e um impresso, da mesma empresa de comunicação. O estudo analisa com que freqüênciao site coloca o jornal no ar; qual a prioridade da empresa, e conta brevemente sobre a história de como surgiu este meio de comunicação.
Atualmente a sociedade está em um processo de modernização muito grande. Aparelhos de todos os tipos chegam às mãos da população para trazer uma praticidade à vida de hoje em dia. E as pessoas querem se atualizar e se modernizar para adquirir mais tempo no...
tracking img