Projeto de pesquisa - inclusão

A INCLUSÃO DE DEFICIENTES NO CONVÍVIO ESCOLAR

PROBLEMATIZAÇÃO:
Verificar se as escolas estão realmente preparadas para receber e acolher crianças com necessidades educacionais especiais. Quaisas dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos com deficiência.

JUSTIFICATIVA:

A inclusão social surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido total, os “diferentes”eram considerados incapazes, levando assim uma vida sem grandes perspectivas. Ainda hoje, na educação existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular,pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda a comunidade escolar.
A educação de pessoas com deficiência, no Brasil, se realiza,prioritariamente, no sistema regular de ensino, com apoio educacional em sala de recursos e/ou com apoio de professor itinerante. Nesses espaços pedagógicos o aluno desenvolve o currículo do ensino fundamental,acrescido das complementações curriculares específicas dadas pelo professor especializado, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento de um programa que propicie à pessoa com deficiência sejaela qual for um bom aproveitamento e bom rendimento alcançando os objetivos propostos para a aula.

OBJETIVO GERAL:

Identificar as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunoscom deficiências, a fim de provocar desafios para a construção de uma proposta inclusiva que garanta a todos os alunos educação acessível e com qualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Constatar seainda existe resistência ao processo de inclusão por parte do aluno, família e educadores, visto que a deficiência, muitas vezes, é vista como sinônimo de inferioridade e incapacidade;
• Examinar osprocedimentos utilizados na inclusão dos alunos deficientes;
• Analisar a formação oferecida aos professores em programas específicos à área da deficiência;
• Identificar as necessidades que...
tracking img