Projeto de pesquisa ex.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DECISÃO
TEORIAS TRANSITIVAS DA ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso Superior deAdministração da Faculdade Decisão - FADEC, para obtenção do diploma de graduação.

Prof.
Faculdade Decisão
Curso de Administração
Florianópolis, 2011
TEMAPRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA OU SOCIOLOGIA NA TEORIA ADMINISTRATIVA.

OBJETIVO GERAL

Os propósitos a serem alcançados sobre o início da aplicação da psicologia ou da sociologia na teoriaadministrativa, indicação das primeiras tentativas desta aplicação, explorar o conceito de organização como um sistema social e como sistema cooperativo e racional. Aplicando na administração atual.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Mostrar as principais teorias que antecederam a abordagem humanística na TGA.
• Identificar as primeiras tentativas de aplicação de conceitos da psicologia ousociologia à TGA.
• Explorar o conceito de organização como sistema social, cooperativo e racional.
• Aplicação destas teorias na atualidade.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a importânciaatualmente da aplicação da piscologia na administração, venho através de pesquisas, informar o papel da psicologia nesta área, buscando aprimorar o conhecimento sobre tal assunto.

CARACTERIZAÇÃO DOPROBLEMA

Em meio à Teoria Clássica, apareceram alguns autores que, apesar de defenderem alguns dos princípios clássicos, iniciaram um trabalho pioneiro de revisão, de crítica e de reformulaçãodas bases da teoria da administração.

Podemos dizer que o ponto em comum desses autores é a tentativa de aplicação de certos princípios da Psicologia ou da Sociologia na teoria administrativa.Os principais vultos das teorias transitivas são: Ordway Tead, Mary Parker Follett, Chester Barnard, Oliver Sheldon, cada qual com sua importância neste peoriódo de transição. Além de...
tracking img