Projeto de pesquisa em relações internacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A análise das Relações Internacionais passou a ter sua importância reconhecida no início do século XX. Até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o estudo das mesmas estivera a cargo de diplomatas, historiadores e juristas.

A partir dessa data a situação mudou: notáveis esforços passaram a ser realizados no sentido de fazer das Relações Internacionais um campo de estudoespecífico e autônomo. Na prática, isso tem se traduzido no trabalho de definir, com alguma precisão, os limites da realidade das Relações Internacionais, bem como de produzir um dispositivo conceptual que resulte em análises integradas, as quais, por sua vez, possam permitir ir além das análises parciais produzidas pela Economia Internacional, pelo Direito Internacional, pela História Diplomática e pelaPolítica Internacional.

É cada vez maior o reconhecimento que as relações internacionais são extremamente complexas e abrangentes para serem submetidas às estreitas medidas estabelecidas por essas disciplinas. Ainda que cada uma delas possa iluminar aspectos relevantes da realidade, somente uma análise que combine, de modo articulado, conceitos elaborados por esses campos específicos poderácompreender sua extensão e sua densidade.

Em outras palavras, o grande desafio enfrentado pelas Relações Internacionais é o de assumir sua indispensável multidisciplinaridade. Pode-se dizer, no entanto, que esse desafio tem sido enfrentado e vencido, exclusivamente, pelos acadêmicos do mundo anglo-saxão.

Não obstante, o conhecimento das Relações Internacionais interessa, em toda parte, àquelesque, de alguma forma, participam das mesmas (nomeadamente estadistas, diplomatas, militares e acadêmicos), o fato é que a produção acadêmica do mundo anglo-saxão neste campo é, esmagadoramente, superior à produção dos demais centros acadêmicos do mundo, juntos, incluindo os países nos quais há tradição de pesquisa universitário-acadêmica na área das Ciências Sociais.

Um breve resumo:Informativo/Crítico

A América Latina tem sido marcada por governos com tendências a ideias esquerdistas, contrariando a política capitalista dos Estados Unidos. A Colômbia possui papel relevante nesse contexto, por seguir a doutrina americana, que por sua vez fornece apoio a esse país com interesse de fiscalizar mais de perto as atividades venezuelanas, declaradamente socialistas, ideias contrárias aopoderio econômico-político-social norte americano.

Revista Atualidades –Ed. 12/2010
Silva, M.A.M.- Texto da Autora

JUSTIFICATIVA

O estudo que ora se apresenta procurou se respaldar na importância do assunto em voga, destacando a ameaça à paz mundial, a problemática das crises dos países europeus e as consequências para os hemisférios. A política externa brasileira aponta, neste novocenário, problemas como o narcotráfico, crime organizado transnacional e a corrupção do sistema judiciário e policial, como as suas maiores preocupações para a segurança, em detrimento da postura dos Estados Unidos, que militariza sua agenda para a região, apresentando temas como o terrorismo, o tráfico de drogas, o combate às armas de destruição em massa (ADM), como as principais ameaças à segurança.Como hipóteses de trabalho e premissas iniciais adotadas para a pesquisa, considera-se que, a despeito da retórica institucionalista e idealista do governo brasileiro, o grau de participação do Brasil em mecanismos de segurança hemisférica e/ ou regional é definido pelo seu peso relativo na distribuição do poder entre as unidades (Estados Nacionais) do subsistema americano.
A participação doBrasil nos mecanismos de segurança hemisférica ocorre porque os atores responsáveis pelo manejo da política externa brasileira calculam que os ganhos para os interesses nacionais – definidos em termos de poder – excedem os custos – definidos em termos de diminuição de graus de liberdade nacional.
Em relação ao estudo da emergência de uma agenda de temas e conteúdos de importância distinta para os...
tracking img