Projeto de pesquisa - educação inclusiva

CRISTIANE TORRES DA SILVA
(PED 7421)

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Projeto de pesquisa apresentado para integralização da disciplina de Trabalho de Graduação, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro UniversitárioLeonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Professor Tutor Externo: Daniela Rohan Hirchmann

TRIUNFO - RS
2011

SUMÁRIO

1 DEFINIÇÃO DO TEMA 1
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - "A educação inclusiva não está relacionada somente ao alunoportador de alguma deficiência, mas a todos que necessitam de atenção especializada (todos os alunos)”.

2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS 2

3 JUSTIFICATIVA 3

4 METODOLOGIA

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

REFERÊNCIAS

CRONOGRAMA

APÊNDICES

ANEXOS

PROJETO DE PESQUISA

• Definição de tema:

Educação Inclusiva "A educação inclusiva não está relacionada somente ao alunoportador de alguma deficiência, mas a todos que necessitam de atenção especializada (todos os alunos)”.

• Objetivos gerais e específicos:

• Realizar pesquisas visando identificar os diferentes níveis de ensino para promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais;
Conhecer os tipos de deficiências mais comuns presentes na escola regular;
Expressar onde énecessário paciência, a criatividade e o amor em grande dose na Educação inclusiva;
Contribuir para uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação;
Permitir e desenvolver ao individuo a integração do estado físico intelectual e moral, a sua identificação com osistema social;
Auxiliar no encorajamento de que é capaz de entregar no ambiente normal com a ajuda externa;
Apresentar estratégias de trabalhos que facilitem a prática no processo de Inclusão;

• Justificativa

Nestes últimos anos a legislação brasileira tem favorecido a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais no sistema tradicional de ensino. Por isso, oconhecimento à conscientização e interpretação do desenvolvimento num contexto rico e significativo para atuar na área de educação como aprendizagem de limites e possibilidades numa direção normativa construtiva e entregadora.
Adquirindo clareza política e pedagógica no processo educativo e histórico sobre Inclusão bem como as características do paradigma e suas implicações educacionais e suascaracterizações as necessidades educacionais especiais referentes à inclusão dos estudantes e estratégias de organização de sala de aula para promover a inclusão vistos com indiferença e com preconceito pela sociedade, e a deficiência ou habilidade acaba sendo vista como algo triste, sem esperança.
A nossa contribuição parte do pressuposto de que é necessário legitimar a qualidade da escola noatendimento aos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEEs). Adaptando a escola à nova política e postura educacional através da reestruturação das propostas pedagógicas que estimulem e possibilitem aos estudantes o desenvolvimento e a realização de suas potencialidades e talentos.
A escola será mais democrática à medida que acolher, educar e ensinar a todos, ao mesmo tempo respeitandoas diferenças individuais, estimulando, em especial, o desenvolvimento da capacidade do aluno de aprender a apreender.
A educação inclusiva não está relacionada somente ao aluno portador de alguma deficiência, mas a todos que necessitam de atenção especializada (todos os alunos).
Todo aluno possui sua peculiaridade, e a escola precisa estar atenta a cada uma delas. A inclusão visa...
tracking img