PROJETO DE PESQUISA DE OPINIÃO DA COMUNIDADE NORONHENSE

1721 palavras 7 páginas
PROJETO DE PESQUISA DE OPINIÃO DA COMUNIDADE NORONHENSE

JUSTIFICATIVA

Fernando de Noronha possui importante destaque no setor turístico, atraindo uma demanda de visitantes que buscam obter um contato direto com a natureza. Com este potencial, faz-se necessário trabalhar melhores práticas de ecoturismo.

Ecoturismo é a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local (THE ECOTOURISM SOCIETY). Para um trabalho original de ecoturismo, faz-se necessário o engajamento da comunidade local, que deve estar integrada com o governo, empresas privadas e ONGs.

A comunidade de Fernando de Noronha é formada por moradores permanentes que possuem o direito de moradia, por critérios pré-estabelecidos, que pode ser o de ter nascido na llha e/ou ser filho de morador permanente, entre outros, e moradores temporários, que possuem uma dependência com o morador permanente ou empresa do Distrito, tendo seus direitos limitados.

Para descobrir os reais conhecimentos da população local sobre o ecoturismo e como vêem a atual situação da Ilha, identificando suas idéias, expectativas, aspirações, preferências, necessidades e inquietações, é importante fazer pesquisa para observar a realidade. Pesquisar não é apenas coletar informação, e inclui também os passos de pensar, refletir, interpretar.

Em virtude do exposto, é importante uma pesquisa de opinião com a comunidade noronhense, ressaltando que consultar os moradores e solicitar suas opiniões não pode ser entendido como participação da comunidade, mas como um estudo preliminar que deverá ser utilizado no planejamento do ecoturismo que deverá ter a participação dos que vivem em Fernando de Noronha.

OBJETIVO GERAL

Conhecer a opinião da comunidade de Fernando de Noronha com vistas a elaborar plano com práticas de ecoturismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Saber da comunidade noronhense como o turismo é visto e praticado em Fernando de Noronha;


Relacionados