Projeto de pesquisa consumo de roupas de luxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA

Rio de Janeiro
2011

CONSUMO DE ROUPAS DE LUXO

Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo Prof. Tatsuo Iwata.

SUMÁRIO

TEMA................................................................................................................4DELIMITAÇÃO..................................................................................................4
JUSTIFICATIVA................................................................................................4
REPERTÓRIO BIBLIORGRÁFICO...................................................................4PROBLEMA......................................................................................................7
HIPÓTESE........................................................................................................7
BIBLIOGRAFIA.................................................................................................9

Tema
O Consumo de Roupas Masculinas no Mercado de Luxo

Delimitação
O Estudo tem o objetivo de investigar hábitos de consumo de luxo entre homensda classe alta da cidade do Rio de Janeiro, dos 16 aos 35 anos, pelo uso de roupas voltadas para status e representação de qualidade da mesma.
Ate então o mercado era de maioria feminina por seus impulsos e sua participação na compra de novas tendências, porem esse mercado vem mudando e o homens começam a aparecer nesse novo mercado. Isso provocou o surgimento de novas marcas e novosposicionamentos voltados para esse segmento em crescimento.

Justificativa
O mercado e consumo de roupas de luxo masculinas da classe alta esta em crescimento. Ao entender o projeto da diesel, que participa do concuso da L’oréal, percebemos que é vantajoso e promissor investir no consumo masculino. No projeto foi apresentado o aumento do consumo em roupas masculinas tanto da marca quanto das outras.Atualmente, cerca de 70% das compras nas lojas são feitas pelo público feminino. Contudo, este quadro está mudando e o homem já vai voluntariamente comprar, diferentemente de anos atrás.

Repertório Biblliográfico
O consumo por produtos de luxo vem tendo um espaço maior neste mercado, aumentando a quantidade de consumidores e a quantidade e variedade das mercadorias. “O luxo é um segmento em que acompetitividade é bastante acirrada e o consumidor, muito exigente. E nesse cenário, o Brasil desponta como um dos maiores mercados do mundo por oferecer riquezas naturais, sociais e culturais (Revista ESPM # 3, 2006)”. Já no prefácio à edição brasileira de Jean Castarède (2005) é mostrado que o mercado de luxo no Brasil está em plena expansão e cresceu 35% nos últimos cinco anos passando assim de“país matéria prima” para “país atuante”.
Além de ser um mercado em expansão, o “luxo é também uma forma de superação, fonte de progresso e, por conseguinte, estímulo a obter mais ou tornar-se melhor” (CASTARÈDE, 2005, p. 28), e assim influenciando diretamente na economia - como citou Georg Simmel - passando a ser “parte integrante deste rolo dinâmico e compressor que é o capitalismo moderno(CASTARÈDE 2005, p. 9).
Segundo Daniele Allérès (2000, p.55), as sociedades de consumo desenvolvidas são fortemente estimuladas por um sistema publicitário extremamente elaborado, num ambiente onde a competitividade e criatividade estão cada vez mais acirradas. As marcas invadem o mercado da moda, e fazem desse ambiente luxuoso uma arena de batalha, e mostram que o luxo e a moda estão cada vez maisinseparáveis. No entanto, a moda é conhecida por seu público feminino, fanático e que adora novas coleções, mas a grande expansão da moda é o publico masculino, que se preocupa e se apresenta a este novo mundo com solidez.
Pode não parecer, mas a ligação da moda com o luxo é antiga, o homem proporciona a si mesmo certo números de luxos ao longo da história e a vestimenta não atende apenas “a...
tracking img