Projeto de pesquisa compromisso social psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
4. OBJETIVOS
5. JUSTIFICATIVA
6. METODOLOGIA DA PESQUISA
7. CRONOGRAMA
8. BIBLIOGRAFIA
9. COMPOSIÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO



1. INTRODUÇÃO
Há muito se fala sobre o compromisso social da psicologia. Com todo o debate sobre o tema, parece que já se sabe o que significa esse“compromisso social”. Parece-nos que o saber psicológico já apreendeu esse conceito. No entanto, a questão que nos leva a apresentar esse trabalho é saber se esse “saber” se torna uma possibilidade no “fazer” psicológico ou será apenas “falatório” teórico, restrito à academia.
Com o objetivo de investigar essa proposição, pretendemos colher a opinião dos discentes de psicologia de umainstituição de ensino privada, na cidade de São Paulo sobre “o compromisso social/profissional da psicologia na promoção de saúde e cidadania”.
No desenvolvimento do presente, buscamos inicialmente pelas questões teóricas que envolvem a formação profissional, falando um pouco sobre a percepção social sobre a psicologia em diferentes grupos sociais. Encontrar o que, no pensamento atual, pode serconsiderado como “compromisso social da psicologia”, passamos pelos conceitos de “promoção de saúde” e “cidadania”.
1.1 O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
Como profissão, a psicologia foi regulamentada no Brasil pela Lei 4.119 de agosto/1962 que delimitada claramente que práticas profissionais são privativas do profissional. No entanto, se tem perfeitamente normalizada a profissão,parece que o processo de formação não. Essa preocupação com a formação profissional do Psicólogo vem gerando discussões aparentemente acaloradas desde o final do século passado (Boletim Academia Paulista de Psicologia – Ano XXVIII nº 02/08: 240-255).
Ana Bock em “A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social” trata, a partir dos problemas com a formaçãoprofissional, de conclamar a classe em direção a um movimento que busque uma “identidade profissional” vinculada ao tal “compromisso social” da Psicologia.
Laura Belluzzo conclui que a escolha da Psicologia como profissão recaí normalmente em uma imagem estereotipada vinculada a Psicologia Clínica e algumas praticas terapêuticas alternativas e que os alunos ingressantes tem pouca ou nenhumainformação em relação à Psicologia como Ciência. (INTERAÇÕES, Univ. São Marcos, vol. 5, nº 10, PP. 111-144, jul/dez/2000).
Em outro trabalho consultado, onde foram entrevistados estudantes de Psicologia, Enfermagem e população em geral na cidade de João Pessoa, PB, o autor demonstra que os alunos de Psicologia (não foi especificado ano/termo) percebem sua futura profissão como “promotora desaúde”, e considera esse fato bastante positivo. Já a população em geral parece entender o psicólogo como uma espécie de “médico da mente”. Em relação ao grupo de estudantes de Enfermagem houve uma aproximação da Psicologia com o modelo psiquiátrico sem, contudo se associar a figura do psicólogo à do medico. (COMO AS PESSOAS PERCEBEM O PSICÓLOGO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, Paidéia, 2006, 16(34),253-261)
As conclusões acima demonstram que a formação do psicólogo ainda denota certo viés positivista, voltado aos interesses elitistas de controle social.
1.2 O COMPROMISSO SOCIAL DA PSICOLOGIA: COMPROMISSO OU COMPROMISSOS?
Bock (2008), em palestra proferida na “Semana de Psicologia da Faculdade Pio Décimo”, em Aracaju, resume quais seriam, ao longo do tempo, os compromissos assumidospela Psicologia perante a sociedade brasileira. Segundo a mesma, uma profissão não é um fazer construto histórico de uma sociedade, quando essa mesma sociedade permita seu surgimento, ou seja, quando dele necessita.
Segundo a autora, a profissão no Brasil foi introduzida a reboque do pensamento modernista dos anos 50/60 ao seduzir as elites dominantes com suas técnicas que prometiam...
tracking img