Projeto de pesquisa com tema contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista de Ensino

Cristina Farias
Ise Pessoa
Kelsen Barreto
Marcelo Oliveira
Vlademir Souza

PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Manaus
2012

PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa apresentando os Princípios da Contabilidade, do quarto e quinto período noturno do Curso de Ciências Contabéis.

 
SUMÁRIO

SUMÁRIO3
INTRODUÇÃO 4
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 5
CONCEITOS CONTÁBEIS 6
BENS 6DIREITOS 6
OBRIGAÇÕES 7
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 7
MÉTODOS DE PARTIDAS DOBRADAS 8
DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO8
BALANÇO PATRIMONIAL 9
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS 11

 
INTRODUÇÃO

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seusfenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que aeconomia e a administração de empresas. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluíram cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharelem ciências contábeis (Contador). Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.

 

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

OsPrincípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, em consonância com o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso país concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades(CRC-RS, 2009). São Princípios Fundamentais da Contabilidade:1. O da Entidade;
2. O da Contabilidade;
3. O da Oportunidade;
4. O do Registro pelo Valor Original;
5. O da Atualização Monetária;
6. O da Competência; e
7. O da Prudência.
O princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimôniosexistentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, tanto quantitativas e quanto qualitativas. A observância desteprincípio é indispensável à correta aplicação do Princípio da Competência, pois se relaciona diretamente com a quantificação dos componentes patrimoniais e a formação do resultado; é constitui do de dados importantes que permitem aferir a capacidade futura de geração de resultado.
O princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, ao imediatismo e à integridade do registro do patrimônio...
tracking img