Projeto de pesquisa Cinara Girotto

3121 palavras 13 páginas
CENTRO SUL-BRASILEIRO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- CENSUPEG
PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

PROJETO DE PESQUISA:
SUPERANDO PERDAS

Cinara Girotto

Orientador: Dr Nei Nordim

Lajeado, novembro de 2012.

PROJETO DE PESQUISA

1. TÍTULO: Superando perdas
2. TEMA: Convivendo com perdas.
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA: Características de pessoas que sofrem por perdas do seu convívio.
4. PROBLEMATIZAÇÃO:
Como superar perdas de familiares?
Quais são as principais características desta perda?
Como trabalhar com crianças sem fazer com que ela utilize a perde em seu beneficio.
5. JUSTIFICATIVA:
A escolha do tema surgiu a partir de convivência com alunos que sofrem através de perdas de pessoas próximas como pais e mães ou por separação dos pais que muitas vezes convivem com brigas e vinganças dos mesmos após a separação.
Todas as perdas vivenciadas provocam sofrimento. Ao fazer uma reflexão do dia a dia na escola presenciamos alunos que são separados dos pais, seja por separação dos casais ou pelo fato de ser tirado do convívio familiar por ser preso; de irmãos que são separados por intervenção do Conselho Tutelar que considerava os progenitores negligentes; ou pela morte ser a vilã causadora da separação inclusive de animais de estimação; porém a dor provocada é única, sem possibilidade de descrição, sendo que precisa ser vivida e sentida, sem possibilidade de transferência ou adiamento.
Toda perda provoca além da dor, mudanças, e antes de conseguir aceitar e se adaptar a uma nova realidade podemos passar por alguns processos psicológicos, como: estado de choque, negação, ambivalência, revolta, negociação e depressão. Sendo necessário ficar atentos, pois essa é uma fase, ou seja, período que não pode se prolongar.

6. HIPÓTESES
A observação do professor é fundamental após esta perda, para que a criança não utilize está situação ao seu favor, uma maneira em que ela encontra para chamar a atenção.
Pode ser um grande desafio para

Relacionados

  • macacada
    161452 palavras | 646 páginas