Projeto de pesquisa: as dificuldades da escrita no 1º ano das séries iniciais do ensino fundamental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1292 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO AGRICULTURA E AMBIENTE – IEAA
UNIDADE ACADÊMICA PERMANENTE DE HUMAITÁ – AM
CURSO DE PEDAGOGIA







PROJETO DE PESQUISA.








HUMAITÁ – AMAZONAS
2012
FRANQUIMAR MARQUES DE MACEDO




AS DIFICULDADES DA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.



Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial noComponente Curricular: Prática da Pesquisa Pedagógica II, ministrada pela Profª: Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas.






HUMAITÁ – AMAZONAS
2012
PROJETO DE PESQUISA

TEMA: Dificuldade da Escrita

TÌTULO: As Dificuldades da Escrita no 1º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.

PRÒBLEMATICA: Quais são as Dificuldades encontradas pelos Alunos na sériedo 1º ano, em relação á Escrita.

OBJETIVO GERAL: Analisar as Dificuldades de Escrita dos Alunos, nas séries iniciais do 1º Ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÌFICOS:
1º-Identificar os motivos causadores de dificuldades na escrita.
2º-Identificar as Dificuldades mais frequentes apresentadas pelos alunos nas atividades desenvolvidas com relação á escrita.
3º-Verificar oapoio dado pelos Familiares na aprendizagem dos alunos.

QUESTÕES NORTEADORAS:
1º-Quais os Motivos das Dificuldades em relação á Escrita para os Alunos?
2º-Como e o comportamento dos Pais na Aprendizagem dos seus Filhos?
3º-O que dizem o Professor em relação aos Familiares dos Alunos que tem Dificuldades na Escrita?

JUSTIFICATIVA:
Esta pesquisa trata sobre As Dificuldades daEscrita que alunos do 1º Ano do ensino Fundamental, encontram para não terem bons rendimentos escolares no processo da escrita.
Essa pesquisa surgiu da necessidade de analisar as Dificuldades dos alunos do 1º Ano, em relação à escrita, pois alguns chegam às primeiras séries do ensino Fundamental sem terem desenvolvido bem a coordenação motora; não estão familiarizados com o alfabeto e não recebemapoio dos pais ou responsáveis e a responsabilidade fica apenas para o professor.
A pesquisa acontecera dentro de sala de aula para que eu possa identificar se tem crianças que apresentam dificuldades na escrita, como é o aprendizado, qual o apoio dos familiares, que tipo de dificuldades eles apresentam, quais os comportamentos desses alunos e qual e a opinião da professora em relação a essesalunos.
Quero também perceber se a aprendizagem da criança, necessita de uma melhor compreensão dos pais e dos professores, em saber, qual será a dificuldade dos alunos em escrever, buscando ver quais seriam os motivos dessas dificuldades e verificar quais as melhores maneiras de ensino para essas crianças de acordo com realidade de cada um.

FUNDAMENTAÇÂO TEÒRICA:
Essa pesquisa temcomo intuito de verificar quais as dificuldades que os alunos do 1º Ano apresentam em relação á escrita. Porém levantarei algumas questões para facilitar a pesquisa e ter um esclarecimento melhor do que seria pesquisado. Procurarei identificar quais seriam os motivos que levam o aluno as dificuldades na escrita, como é o comportamento desses alunos com dificuldades, e o que diz o professor em relaçãoaos familiares desses alunos.
Segundo Hedegaara, (1996); Alfabetizar é propiciar condições para que o individuo, criança, tenha acesso ao mundo da escrita, tronando-se capaz não só de Ler e Escrever, enquanto habilidades de codificação do sistema da escrita, mas sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita com todas as funções que ela tem em nossa sociedade e como instrumento na luta pelaconquista da cidadania plena.
Este autor enfatizar que o objetivo da Escrita é de favorecer o desenvolvimento da comunicação e expressão, com ênfase no processo e utilização de textos e garantir a utilização dos mecanismos básicos da escrita.

METODOLOGIA:
A Pesquisa vai ser realizada no 1º Ano do Ensino Fundamental, é os sujeitos serão os alunos e professor (a). Para identificar os...
tracking img