Projeto de pesquisa artigo: fusões e aquisições de empresas brasileiras: criação de valor e sinergias operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa foi elaborado a partir do artigo Fusões e aquisições de empresas Brasileiras: criação de valor e sinergias operacionais, artigo este fundamentado através de uma pesquisa realizada por Marcos Antônio de Camargos e Francisco Vidal Barbosa.
Os processos de fusões e aquisições (F&A’s) trata de uma das atividades empresariais mais impactantes (parafuncionários, empresa, socidade etc.), integram a estratégia empresarial, e por meio deles as empresas conseguem expansão rápida, a conquista de novos mercados, maior racionalização produtiva, economias de escala, ativos complementares, entre outras coisas. Apesar disso, não devem ser encarados como uma solução simples para problemas internos ou ameaças mercadológicas, devido ao elevado grau decomplexidade, risco e incerteza que permeiam essas operações, além da ausência de um consenso sobre ganhos (sinergias) e criação de valor.
Observa-se nos últimos anos que a economia brasileira tem apresentado um volume considerável de F&A’s, necessitando, portanto, de um melhor entendimento dos desdobramentos teóricos e práticos de tal atividade.

1. Problema

As consequências edesdobramentos empíricos das fusões e aquisições ainda não estão totalmente explicados por teorias e regras no meio acadêmico. Ou seja, existe um vasto corpo de relatos e estudos empíricos que ainda carecem de um arcabouço teórico sistematizado.
Com o aumento de volume das fusões e aquisições, se faz necessário um maior entendimento teórico e prático de tal assunto, gerando assim uma necessidadee maiores informações sobre o referido assunto.

1.2 Hipóteses

As hipóteses e seus argumentos teóricos que discutem a eficiência e os ganhos em fusões e aquisições são:
➢ Hipótese da Eficiência: Uma F&A tanto pode melhorar o desempenho de uma empresa como produzir uma empresa mais eficiente, devido à obtenção de algum tipo de sinergia.
➢ Hipótese da Informação: Efeito de curtoprazo causado na cotação das ações das empresas envolvidas no mercado, que tenta incorporar ao preço o resultado ou o desdobramento da união.
➢ Hipótese da Agência: As F&A’s podem ser um mecanismo para minimizar os problemas e custos de agência.
➢ Hipótese do Poder de Mercado: Se as economias esperadas pela F&A não ocorrerem, o aumento na concentração foi motivado por ganhos de monopólio.➢ Hipótese dos Impostos: As F&A’s são motivadas por ganhos tributários.
O resultado esperado é a junção de novas informações relevantes no que diz respeito as fusões e aquisições, para ter um maior embasamento teórico e pratico sobre o assunto. Esperasse ainda identificar os principais benefícios gerados pelas F&A’s, chegando a evidências empíricas, auxiliando assim a economiabrasileira.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo geral

O objetivo deste projeto é avaliar se as fusões e aquisições de empresas brasileiras resultaram em sinergias operacionais e criaram valor para os acionistas.

1.3.2 Objetivos específicos

Identificar a existência de correlação entre três medidas utilizadas de criação de valor, visando justificar o seu uso como proxies alternativas dodesempenho empresarial.

1.4 Justificativa

A principal contribuição deste projeto de pesquisa visa identificar os ganhos e os valores gerado pelos processos de F&A’s , visando aumentar a compreensão de um tema controverso e relevante para a área acadêmica, ainda carente de teorias de sustentação.
Além disso, apresenta também relevância para o meio empresarial, no sentido de identificaros benefícios (econômicos) gerados pelas principais combinações empresariais da economia brasileira em determinado período, mostrando para acionistas, gestores e sociedade os resultados da adoção dessa estratégia empresarial.
Dessa maneira, espera-se que o presente projeto de pesquisa contribua para preencher essa lacuna, aumentando as evidências empíricas sobre a atividade em questão,...
tracking img