Projeto de pedagogia em ambiente não escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2374 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA

CURSO: PEDAGOGIA







Projeto

Hiperdia e Diabete Saudavél









maria APARECIDA MOREIRA ALENCAR

















MIRAVÂNIA – MG
11/2011
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA

CURSO: PEDAGOGIA







Projeto

Hiperdia e Diabetes Saudavél









maria APARECIDA MOREIRA ALENCARRelatório apresentado como requisito parcial para a obtenção de graduação do curso de Pedagogia EAD da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
Tutora Virtual: Mariclezia Santos Schneider
Tutora Presencial: Irene Vilas Boas Lopes
Período: Semestre 6º/2011.






MIRAVÂNIA –MG
11/2011
SUMÁRIO

Justificativa 5

Objetivos 6

3.1. Objetivo Geral 7

3.2 Objetivos específicos 8

Metas 9

Procedimentos metodológicos 10

Requisitos técnicos e recursos 11

Monitoramento e avaliação 12

Cronograma 13

Avaliação 14

Referências Bibliográficas 15

||
| |
| |


















RESUMO



O município deMiravânia, possui um grande número de pessoas acometidas por diabetes que afeta pessoas de várias faixas etárias tanto na zona urbana quanto na zona rural.
O Centro Municipal de Saúde de Miravânia, atuando mais especificamente com a equipe do Programa de Saúde da Família tem uma grande preocupação e responsabilidade com a situação de seus pacientes.
Em virtude de ser um problema queafeta muitas pessoas chequei à conclusão que poderia elaborar um projeto voltado para o público alvo em questão, executando diversas atividades que poderiam melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas.
A equipe de saúde utiliza um programa conhecido como HIPERDIA que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos que é utilizada por todas asunidades de saúde ligadas ao SUS.


Além do cadastro, o Sitema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vidadessas pessoas e a redução do custo social.com a distribuição de medicamentos e as orientações necessárias quanto ao uso dos mesmos.
(Em: http://portal.saude.gov.br/portal/se/datasus/area.cfm?id_area=807> acesso em 20 de novembro de 2011).


Este projeto visa a implementação de ações educativas, informativas e a criação de grupos de diabéticos que estarão sereunindo periodicamente para discussão das atividades que virão a serem desenvolvidas.
Com relação aos recursos a serem utilizados, será necessários material informativo, recursos audio visuais e um espaço adequado para as reuniões a serem realizadas.
Pretende-se com a execução do projeto informar, orientar, controlar e executar ações de integração entre os pacientes acomentidos pelodiabetes.


CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA ENTIDADE / AMBIENTE NÃO ESCOLAR



A Unidade de Saúde de Miravânia Centro Municipal de Miravânia: Antônio Canabrava da Mota inscrito no Cnes (cadastro nacionaldos estabelecimentos de saude) sob nª - 2204452, esta situado na Rua Trancredo Neves ,s/n Centro, Miravânia - MG . a unidade esta vinculada a ESF (Equipe de Saúde da Família)...
tracking img