Projeto de olho na escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto “De Olho na Língua Portuguesa”

Problematização

Como despertar em nossos alunos o interesse pelos livros e suas histórias, desenvolvendo suas competências linguísticas através deles?Justificativa

A leitura de histórias aproxima o discente do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita, por isso, é importanteincentivarmos o contato dos alunos com os livros, visando à ampliação de seu repertório vocabular. Isso só é possível por meio do acesso regular aos textos desde cedo e de participação frequente emsituações diversas de leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

Objetivo Geral

Despertar nos alunos,através de atividades lúdicas, o interesse pelo universo da leitura, visando à leitura como forma de ampliar o vocabulário.

Objetivos Específicos

- Estimular o contato com os livros;
- Despertar ointeresse pela leitura de livros para-didáticos;
- Promover o acesso a erros de ortografia do cotidiano, visando uma leitura crítica dos mesmos;
- Familiarizá-los aos recursos tecnológicos, propondo aexecução de atividades usando tecnologia;
- Ampliar o vocabulário;
- Incentivar o contato com dicionário, gramática e internet como fonte de pesquisas;
- Aproximá-los da disciplina de LínguaPortuguesa, transpondo as barreiras existentes, para que o aprendizado venha através do contato afetivo dos alunos com o professor.

Metodologia

Inicialmente em sala de aula, foram trabalhados temascomo: linguagem verbal e não verbal; linguagem formal e informal; adequação da linguagem; fonética e fonologia; que são conteúdos básicos para que os alunos possam fazer uma análise da escrita deforma crítica. Num segundo momento os alunos assistiram a alguns vídeos – para ilustrar o assunto – visando à correção dos erros apresentados, que já estavam destacados. Posteriormente os alunos...
tracking img