Projeto de nutrição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (7000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A lactação e um processo complementar a gestação, neste período as necessidades nutricionais são levemente maiores do que na gestação. E o estagio da vida em que a criança dependera do leite materno para seu crescimento e desenvolvimento.
As lactantes devem consumir uma alimentação saudável, visando a manutenção da sua saúde e da produção de leite humano em quantidade suficiente eadequada concentração de nutrientes ,durante a lactação, o aumento do gasto de energia esta relacionado ao custo energético adicional necessário para a síntese de leite .Por esse motivo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar as recomendações pirâmide dos nutricionais para nutrizes e orientações gerais para o planejamento alimentar durante essa etapa da vida ,além de expor os conceitosbásicos sobre a ciência da nutrição e as substituições alimentares baseadas no conhecimento da alimentos para variabilidade alimentar.
















CAPÍTULO 1 - CONCEITOS BÁSICOS


1. ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO, NUTRIENTES, ALIMENTOS, SAÚDE.



ALIMENTAÇÃO
É o processo pelo qual o organismo obtêm os nutrientes necessários às suas funções vitais que são: crescimento, movimento,reprodução e regulação da temperatura do corpo.
A alimentação, também pode ser considerada um conjunto de hábitos que o homem usa para manter sua saúde.
O Ministério da Saúde lançou o guia de alimentação saudável, e nele estão os dez passos para uma alimentação saudável.

NUTRIÇÃO
É a ingestão de alimentos, com plena ciência levando em consideração as necessidades alimentares do organismo,para assim se ter uma alimentação equilibrada combinada com atividade física regular.

NUTRIENTES
Substâncias químicas utilizadas pelo organismo. Que são encontrados nos alimentos para suprir as suas necessidades.
São classificados como: Plásticos ou construtores (proteínas, cálcio e ferro – exemplos: carnes, ovos, leite, derivados e leguminosas secas).
Energéticos: lipídios e carboidratos(arroz, milho, trigo, aveia, pães, tubérculos, raízes, açúcares, doces).                                               Reguladores: vitaminas, minerais, água e fibras (frutas, verduras e legumes).  
 
ALIMENTOS
Material que o organismo necessita como fonte de energia, para realizar a função de crescimento, manutenção e restauraçãode tecidos.
E eles são classificados de acordo com a função do nutriente de que ele é fonte, essa classificação fica bem clara ao observarmos a roda dos alimentos abaixo:

[pic]


SAÚDE
É ter o perfeito equilíbrio entre várias dimensões, como qualidade de vida, bem estar social, mental, espiritual e felicidade.

1.2- NUTRIENTES: Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Caloria, Fibras, Água,Vitaminas, Sais Minerais

PROTEINAS
As proteínas são compostas de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio (cerca de 20%) que se apresentam em longas cadeias de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Algumas apresentam elementos adicionais, como fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremante elevado, devido ao número elevado de aminoácidos. Já os aminoácidos, apresentam nasua molécula, um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH).
As proteínas são componentes estruturais que tem as seguintes funções: construção, energética, constituído de hormônios, enzimas, anticorpos e transporte de algumas substancias como os lipídios e vitaminas lipossolúveis que catalisam as reações químicas do organismo.

Os aminoácidos são divididos em:
Essenciais: São aqueles quenão podem ser produzidos pelo corpo humano. E somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais. São eles: Fenilalanina, metionina, lisina, leucina, isoleucina, histidina, treotina, triptofano, valina.
Não essenciais: São aqueles que o organismo é capaz de sintetizá-los a partir de outras substancias. São eles: Alanina, asparagina, acida aspártico, acido glutâmico, cisteína,...
tracking img