Projeto de nogocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O projeto do negócio

O empreendedor não pode negligenciar o estágio de planejamento formal de um novo negócio. A ansiedade do começo deve ser contida e os passos necessários devem ser dados para minimizar os erros que certamente virão. Todo negócio deve obrigatoriamente passar antecipadamente pela elaboração de um projeto, pois ele é um documento contendo a idéia básica e todas asconsiderações relacionadas ao inicio do novo negócio. Projeta os aspectos mercadológicos, gerenciais, operacionais e financeiros para os cinco primeiros anos. Deve ir além de um exercício mental, é um planejamento escrito, é formal, é essencial para assegurar o tratamento sistemático de todos os aspectos importantes da nova empresa. Deve expor sua idéia, descrever onde você está e apontar para onde deseja ir ecomo propõe chegar lá.
O projeto mostra todos os detalhes: que são os empreendedores, qual o produto ou serviço, quais e quantos são clientes, quem são os concorrentes. Qual o processo tecnológico de produção e de vendas, qual é a estrutura de gerenciamento, quais as projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros. Ainda, a elaboração do projeto de negócio éimportante para atrair parceiros e captar empréstimo junto aos órgãos de fomento.
Os usuários mais freqüentes do plano de negócio são os investidores que precisam ter uma idéia do empreendimento para decidir sua participação ou não no projeto. Outro usuário do projeto são os próprios gerentes que utilizarão para nortear os caminhos e onde se propôs chegar. Também os fornecedores podem verificar aconsistência do empreendimento através do projeto.
O projeto é o cartão de visita do empreendedor. Portanto, deve ser bem apresentado, sem manchas, amassados ou rabiscos. Para escrevê-lo você deve seguir as normas da ABNT. Veja a seguir alguns itens importantes e que certamente irá ajudá-lo.

• Deve ser escrito com clareza, não deixe dúvidas e não seja de dúbio entendimento. Não use a primeirapessoa, use uma linguagem jornalística.
• Ter no máximo 35 páginas. Projetos extensos desanimam o leitor e você pode ser repetitivo tornando a leitura cansativa. Nesse contexto a Bíblia tem um conselho, “não é pelo muito falar que será ouvido”.
• Deve ser feito para dar credibilidade às suas idéias, portanto exponha-as de forma inteligente e convincente. Lembre-se que um possível leitor é umparceiro seu com capital para investir, que só o fará se for convencido das suas idéias.
• Ofereça evidências claras que apóiem sua posição.
• Apresente o conceito da empresa de forma precisa.
• Use a folha A4 que é a mais indicada.
• O espaçamento entre linhas é de 1,5. Não use espaçamento 2, seu projeto ficará longo desnecessariamente. O espaçamento de 1,5 é de fácil leitura.
• Façaencadernação do projeto em capa dura. Fica muito bem apresentado e demonstra que você valoriza seu projeto e demonstra também organização.
• Use gráficos, quadros, diagramas, quadro de resumos e outros recursos visuais. Isso demonstra que você pesquisou e fez comparações. Está seguro quanto ao conteúdo.
• Numere as folhas. É mais fácil para o leitor localizar os assuntos orientados pelo sumário.Caso contrário ele terá que folhear todo o projeto atrás de um item que o interessou.
• Use letra arial ou times fonte 12 para texto e fonte 14 em negrito para títulos
• Inicie cada capitulo em uma página nova.

Você pode encontrar várias sugestões para elaborar seu plano de negócio. Basta procurar em livros de empreendedorismo.
Componentes do Plano de Negócios
1- Descrição do Negócio1.1 - Qual é o tipo de negócio
1.2 - Onde o negócio será instalado
1.3 - Como será o funcionamento
1.4 - Número de empregados
1.5 - Natureza jurídica (Sociedade Ltda, Sociedade Civil, Firma individual).

1.6 - A empresa será micro ou de médio porte
2 - Clientes
2.1 - Quem são os clientes (classe A, B, C ou D).
2.2 - Qual é o mercado a ser alcançado
2.3 - Qual o nicho de...
tracking img