Projeto de monografia professor e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O desenvolvimento da tecnologia tem acarretado inúmeras transformações na nossa sociedade, entre elas o surgimento de uma nova linguagem que inclui o uso de recursos tecnológicos, que disponibiliza dados e informações, que permite novas formas de comunicação, e que reduz a relação tempo-espaço a limites mínimos. Fala-se aqui da informática e da Internet.


Planejar eimplementar a informática como auxilio pedagógico, exige mais tempo e esforço do que as aulas tradicionais. Alguns problemas encontrados com o tema em questões é que muitos professores preferem entregar seus alunos ao instrutor de informática, enquanto faz outras atividades do próprio interesse.


Os professores devem ter a consciência da importância da informática como uma nova tecnologia, queservirá como ferramenta dentro de um ambiente que valorize o prazer do aprendiz em construir seu processo de aprendizagem.O computador pode ser usado também como ferramenta educacional, um instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo.


A informática educacional pode ser configurada como uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento daeducação com está proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa a propiciar alunos e professores uma ambiente de aprendizagem em que os recursos da informática podem ser desenvolvidos através de projetos interdisciplinares.
O professor é fator importante nesse relacionamento da informática com a educação. É ele que na organização do plano de aula estabelece o uso da informática enquantoferramenta educacional. Mas isso só acontece se o professor estiver preparado.
O professor foi preparado no esquema tradicional de ensino, na qual ele é o detentor do conhecimento, ele que reproduz as informações e os alunos se tornam meros espectadores. A insegurança aconteceu com a chegada dos computadores nas escolas, esse medo é justificado, pois em toda vida acadêmica ou profissional oprofessor esteve ligado a livros, cadernos e giz. Portanto seu relacionamento com o computador é diferente com que as crianças têm, pois desde seu nascimento elas estão mergulhadas neste mundo tecnológico.

A discussão sobre o uso de computadores nas escolas tem-se estendido a diversos temas associados a questões pedagógicas. Este projeto pretende abordar uma outra dessas questões, desenvolvendoreflexões a partir da seguinte pergunta: os professores das séries iniciais estão capacitados para trabalhar com os recursos informatizados?

Partindo desse pressuposto a problemática que se destaca nesta pesquisa está relacionada com professore e uso da informática nas suas aulas, ressaltando as vantagens nas capacitações visando resultando significativos no processo de ensino aprendizagem,surgindo da necessidade de utilizar este recurso em beneficio do aluno e toda comunidade escolar.

A importância da pesquisa apresenta a informática como colaboradora da aprendizagem escolar, onde promove a informática educacional numa abordagem construcionista, onde o computador não é detentor do conhecimento, mas sim uma ferramenta que permite buscar informações, explorando e depurandoidéias. Nesse contexto, é de grande importância que o professor desenvolva atividades e realize pesquisas utilizando a Internet ou até mesmo programas básicos, valorizando tudo que for de interesse de seu aluno.

Pretende-se com esse projeto:
- Identificar com os professores a causa do desinteresse pela participação nas aulas de informática;
- Apresentar aos professores o computador como umapoderosa ferramenta de pesquisa, criação e comunicação.

A abordagem metodológica constitui-se na Pesquisa-Participativa que encontra no campo pesquisado (a escola) ambiente favorável que eles tenham algo a dizer e a fazer. Nesta pesquisa o papel do pesquisador não limita apenas em levantar dados ou arquivar relatórios, mas de se envolver na realidade e sugerir novas propostas de aprendizagem....
tracking img