Projeto De Monografia Isaely

1524 palavras 7 páginas
PROJETO TCC

Tema
A importância de jogos e brincadeiras na educação infantil para a socialização da criança

Problema
O que acarreta a falta de jogos e brincadeiras para a socialização e desenvolvimento da criança?

Objetivo
Objetivo Geral
-Analisar qual a importância do brincar na infância: é possível aprender brincando?;
-Verificar qual o papel das brincadeiras na educação entre as crianças e como elas facilitam a adaptação escolar das crianças que estão começando no mundo escolar;
-Analisar qual o papel do professor através das brincadeiras: como ele interfere e como ele ajuda no processo de aprendizagem e socialização durante a infância.
Objetivo Específico

-Analisar as formas de socialização ocorridas no ambiente escolar com os alunos;
-Analisar os aprendizados proporcionados pelas brincadeiras propostas;
-Identificar quais valores e aprendizagens de caráter social podem ser identificadas através das ações em brincadeiras;
-Compreender de que forma as intervenções feitas pelos professores durante os momentos de brincadeira favorecem as aprendizagens sociais.

Justificativa
Brincar é algo natural à infância, mas brincar na escola é um fato que vem se modificando com o passar dos anos, pois há tempos atrás esta atividade não era englobada no contexto escolar e sim no ambiente doméstico.
Observo que a partir da formação da qual participam, muitos professores têm feito tentativas interessantes de inserir brincadeiras em suas atividades diárias com suas turmas, resultando em ótimas formas de aprendizado e socialização. “A abordagem atual sobre os jogos infantis proporciona à educadores e pesquisadores da educação o incentivo de sua prática pedagógica como recurso para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.”(RAU;ROMANOWSKI;MARTINS,s.d.p.655)
A socialização é um processo interativo, necessário ao desenvolvimento de todo o ser humano, e se inicia com o nascimento, continuando durante toda a vida humana. Ao nascer,a criança já faz parte de um grupo social e

Relacionados