Projeto de metoilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DO PARANÁ

Programa de Bacharelado em Teologia

O MULTIMINISTÉRIO COMO MEIO DE ATINGIR A SOCIEDADE LOCAL

por JOSÉ ANTÔNIO DE PÁDUA LIMA PEREIRA

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa do programa de Bacharelado em Teologia da Faculdade Teológica Batista do Paraná

Professor: Jaziel Guerreiro MartinsCURITIBA 2007

PROJETO DE PESQUISA

1 O Assunto Esse estudo tem como objetivo apresentar a responsabilidade social da Quarta Igreja Batista de São Paulo.

1.1 Delimitação: O estudo restringe-se ao Ministério Social da Igreja, através do Multiministério, apresentando-o como uma das linhas de ação para as igrejas que se encontram na Zona Norte da cidade de São Paulo.

1.2 Justificativa: alémdo interesse pessoal do pesquisador, que já vem aplicando esse método em sua igreja, a pesquisa será de grande importância, pois dará uma contribuição no tocante à missão social da igreja através do multiministério, visto que não há quase nada publicado a esse respeito.

1.2.1 Relevância: o estudo terá como prioridade apresentar um método de ação social que vá além de um mero assistencialismo.1.2.1.1 Relevância Teológica: a má compreensão da ação social da igreja está presente nas igrejas batistas da grande São Paulo. Por isso, é de grande importância fazer uma apreciação mais profunda da teologia social, facilitando uma real compreensão do assunto proposto.

1.2.1.2 Relevância Social: esse estudo será proveitoso, pois auxiliará as igrejas situadas em áreas de favelas a elaboraremum plano de ação mais eficaz, levando em consideração, principalmente, o momento social brasileiro, podendo as igrejas se tornar em sociedade mais justa. instrumentos para a construção de uma

1.2.2 Interesse: o assunto despertou grande interesse desde o momento em se propôs a colocar em prática o multiministério na igreja onde trabalho. Além do mais, a ênfase atual está muito voltada para umainteiração social eficaz e para o redescobrimento do homem como indivíduo e como

objeto do amor de Deus; desta forma, começou-se a pesquisar a esse respeito e a dar uma contribuição para o desenvolvimento do envolvimento social cristão mais efetivo.

1.2.3 Viabilidade: é viável a execução do estudo, devido ao conhecimento já adquirido na prática (ou através dela), e as várias igrejas no setorNorte da cidade de São Paulo, que já possuem o multiministério. Além disso, há determinadas obras que enfocam a teologia social e a ação cristã, as quais nos auxiliarão para apreciar o lado teológico do assunto em pauta.

2. Fontes: os dados serão obtidos em fonte de fácil acesso, como já foi citado no item tocante à viabilidade; utilizar-se-ão as seguintes fontes:

2.1 Fontes primárias:2.1.1 entrevista com os missionários americanos que introduziram esse método no Brasil;

2.1.2 pesquisa através de questionário, aplicando-os nas igrejas batistas da zona Norte da cidade de São Paulo que possuem esse método de trabalho;

2.2 Fontes Secundárias:

2.2.1 livros de teologia social;

2.2.2 livros de ação social;

2.2.3 livros de serviço social.

3 Método: o estudo seguirá osseguintes estágios:

3.1 Procedimentos:

a) exame dos materiais de orientação teórico-metodológicos;

b) elaboração das perguntas para a pesquisa;

c) exame das fontes disponíveis (livros);

d) distribuição do material para a pesquisa de campo;

e) entrevistas com pessoas conhecedoras do assunto;

f) coleta de dados da pesquisa de campo;

g) conclusão, após o exame de todo omaterial de pesquisa.

3.2 Igreja?

Problemas: está o multiministério implícito na missão total da

a) o multiministério é um fator de interação social, no sentido de resolver os problemas da comunidade local?

b) que fundamento teológico temos para afirmar que o multiministério é um fator de reconciliação sócio-espiritual?

c) de que forma se torna viável a implantação do multiministério...
tracking img