Projeto de metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto recicle agora
Resumo
Quando não é mais possível mesmo reaproveitar um produto, a terceira e última alternativa é aproveitar a matéria- prima que o constitui, ou seja, fazer uma reciclagem.
A Reciclagem, portanto, consiste em aproveitar os resíduos para fabricar novos produtos, idênticos ou não ao que lhes deu origem ela pode ser do tipo artesanal ou industrial. Artesanalquando se utilizam processos de transformação não muito sofisticados e industrial quando estes processos são mecanizados e capazes de fabricar produtos em larga escala. A reciclagem artesanal também pode ser vista como uma forma de reutilização, pois os resíduos passam por poucas modificações.
A reciclagem, desde que surgiu, é encarada como uma forma de solução para a diminuição de lixo noambiente. O principal objetivo a ser almejado na busca de soluções para o problema do lixo deve ser o da conscientização da população.
O mercado para os recicláveis no Brasil ainda não é dos mais promissores. Entretanto, está ampliando-se cada vez mais. O mercado poderá ser continuamente ampliado graças à mudança de pensamento e atitudes em relação aos resíduos, pois se o público reivindicar maisintensamente a mudança de atitudes por parte das autoridades e contribuir melhor com programas já existentes, a reciclagem poderá ser mais atingida.
A inviabilidade técnica para a reciclagem de muitos resíduos ainda não é possível porque estes são feitos com vários tipos de materiais ao mesmo tempo. Por exemplo, alguns produtos têm embalagens tão sofisticadas para ser um atrativo de venda(marketing) que não é possível retirar rótulos ou separar partes desta embalagem. É claro que não depende só de você para mudar isso, mas você pode optar por outros produtos ao invés destes. Até por que, geralmente os produtos artesanais são bem mais baratos que os “super-industrializados” e também mais saudáveis. E outra: se a coleta seletiva for mais bem realizada e divulgada, talvez as empresastenham um propósito maior em vender produtos com embalagens recicláveis (pois irão se beneficiar economicamente, tanto por competir melhor com as que já adotam esta atitude, como por poder ter uma fonte garantida de matéria prima).
 
Introduçao
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizadoa partir de materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente. Dentre os materiais que demoram a realizar tal procedimento podem ser citados os derivados da borracha, materiais orgânicos, derivados de metal, papel, plástico e vidro.
A classificação do lixo: A classificação do lixo se dá de acordo com sua natureza física, composição química, origem e riscos potenciais aomeio ambiente, entre outros fatores. Segundo o portal Ambiente Brasil, o lixo é classificado por suas características físicas, composição química, origem entre outros fatores.
Como pode ser classificado o lixo:
Existem várias formas de classificá-lo:
- Por sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica.
- Por sua natureza física: seco e molhado.
- Pelos riscospotenciais à saúde pública e ao meio ambiente: perigosos, não inertes e inertes.
- Quanto a sua origem: domiciliar, comercial, de varrição e feiras livres, de serviços de saúde e hospitalar, de aeroportos e terminais rodoviários e ferroviários, industriais, agrícolas e entulhos.
Quais são as classes de Resíduos adotadas no Brasil?
A classificação dos resíduos é regulamentada pela ABNT- AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas, através da NBR 10004, de SET/ 1987- RESÍDUOS SÓLIDOS - CLASSIFICAÇÃO, que classifica os resíduos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que estes resíduos possam ter manuseio e destinação adequados. São adotados:
A) resíduos classe I - Perigosos: Apresentam periculosidade ou uma das seguintes características: inflamabilidade,...
tracking img