Projeto de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Sumário Executivo




Empresa


Axis Sinimbu Logística Automotiva Ltda. "ASL" é uma empresa multinacional que oferece soluções de logística para o setor automobilístico.


A empresa nasceu da unificação, em uma só companhia, das operações de quatro tradicionais transportadoras brasileiras de veículos que juntas, somam mais de 40 anos de experiência no setor transportandoaproximadamente 500.000 unidades/ ano para 800 concessionários das principais montadoras do país.


A estratégia da empresa prevê a expansão de seus negócios através da comercialização de outros serviços para o setor além do transporte. Um dos serviços a ser oferecido denomina-se: “Armazenagem e Revisão de Pré-Entrega para veículos importados“ e destinam-se as empresas importadoras deveículos automotores. A ASL detectou que as importadoras de veículos possuem uma restrição de espaço para recepção e armazenagem dos bens importados, pois os mesmos são adquiridos em lotes nunca inferiores a 100 unidades. Como o conceito inicial era o show-room, as revendas passaram a buscar no mercado opções para armazenamento de veículos. Como já existe um serviço similar prestado aosconcessionários de montadoras estabelecidas no País, a ASL decidiu estender este serviço para o público dos importadores.


O desafio do grupo consiste na elaboração de um plano de marketing que permita a ASL obter os resultados empresariais desejados.



Importância e relevância do projeto


Na última década, o setor automobilístico passou por uma grande transformação. Com a abertura domercado e a estabilização da moeda a demanda por veículos praticamente dobrou. Novas montadoras chegaram e com elas novos conceitos de produção e distribuição dos veículos. Além disso, surgiram empresas especializadas na importação de veículos, que pelo seu alto valor e baixa produção, não seriam rentáveis se produzidos no país.

ASL percebeu a mudança no mercado e definiu como estratégiaexpandir seu negócio através da realização de serviços agregados ao transporte de veículos. Com isso, diminuiria sua dependência de receita deste produto que, apesar de especializado, começa a ser tratado pelas montadoras como uma commodity.



Etapas do processo


Inicialmente, o grupo irá conhecer com mais detalhes a empresa entendendo o negócio e o contexto inserido. Serão realizadasreuniões periódicas com o Gerente de Marketing para avaliar dados existentes sobre a operação anterior. Informações sobre a estrutura de custos, pesquisas realizadas para medir a satisfação do cliente, concorrência (outras transportadoras, revendas) servirão de insumo para a elaboração do plano de marketing.



II. Análise da Indústria

1. A Empresa


A Axis Sinimbu é um operadorlogístico que consolidando os recursos e capacidade de importantes parceiros da indústria automotiva, resultou em uma solução sem paralelo na prestação de serviços logísticos para a indústria automobilística no Mercosul.


A Axis Sinimbu Logística Automotiva Ltda. (ASL) foi criada unificando em uma só companhia as operações de quatro tradicionais companhias de transporte brasileiras:Schhlatter, Sinimbu, Transfer e Translor.


1.1. ALLIED HOLDINGS

Fundada em 1934, a Allied Holdings é a maior transportadora da América do Norte especializada no transporte de veículos novos e usados e comerciais leves.


Allied Holdings opera para as maiores montadoras, incluindo a General Motors, Ford, Chrysler, Honda, Nissan, Toyota, Mazda, Isuzu, Volkswagen e Mitsubishi. Aempresa opera em 29 plantas e 83 terminais ferroviários transportando aproximadamente 60% dos veículos novos nos EUA.


Com a aquisição, em 30 de Setembro de 1997, da divisão de transporte de veículos da Ryder, a Allied Holdings alcançou um faturamento de US$ 1 bilhão por ano.

1.2. AXIS Group Inc.


Uma subsidiária da Allied Holdings, a Axis Group Inc. é o canal de...
tracking img