Projeto de lutas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Artes Marciais Para Uma Cultura de Paz

Tong Il Moo Do – Full Contact

[pic]

E.M.E.F Mitsutani I – Jornalista Paulo Patarra

Professor Responsável: Rodrigo César Simões

• Justificativa

A juventude de hoje está vivendo um momento de profundas mudanças em que os desenvolvimentos tecnológicos, científicos conjuntamente com a mídia ultrapassam muitas vezestradições e valores culturais. Sistemas de informações como internet, televisão e a mídia em geral passam a fazer parte do cotidiano de nossos jovens e, a cada dia que passa, vão formando mentalidades e comportamentos. Embora bem-vindos, os computadores, a Internet, telefones celulares e avanços nos meios de comunicação e transporte, que tornaram a vida do homem mais conveniente e confortável,lamentamos o esgotamento dos valores morais entre os jovens, resultando no aumento dos níveis de criminalidade, violência, uso de drogas e álcool. Podemos observar que na raiz de tudo isto está o individualismo, o egoísmo, o materialismo e um grande desejo de gratificação instantânea. Na medida em que os jovens tornam-se cada vez mais individualistas, a sociedade humana torna-se cada vez maisfragmentada e grupos buscam seus próprios interesses individuais.

Mesmo que nossa juventude busque o individualismo e o materialismo, muitos jovens têm demonstrado um desejo de disciplina e de autoconhecimento. Portanto, mostrar aos nossos jovens esse caminho para o desenvolvimento da disciplina e do autoconhecimento é nosso papel. E diante deste contexto, percebemos que as artes marciaisé um elemento de resgate da disciplina e do autoconhecimento, e nisto incluímos o Tong Il Moo Do.

O Tong Il Moo Do não é um meio prático desarmado de autodefesa contra qualquer tipo de agressão. Mas, uma importante forma de construção do caráter de tom esclarecedor da mente e do espírito. Ele enfatiza as atitudes gentis e humildes, ao construir um indivíduo forte e corajoso quevai lutar contra a injustiça e a iniqüidade com determinação. Assim, é um instrumento eficaz para o ensino da disciplina e autocontrole para os jovens, contribuindo para a diminuição de muitos de nossos problemas atuais.

• Objetivo do Trabalho com Artes Marciais

Tradicionalmente as filosofias das artes marciais contêm certos conceitos básicos que influenciam a formação doaluno, sendo que, diante de todos os conceitos desenvolvidos ao longo da História das artes marciais três deles tornaram-se conceitos ou objetivos universais: a autodefesa, a melhoria da saúde e da disciplina, e em terceiro lugar, o desenvolvimento mental/espiritual.
1. Autodefesa
Tradicionalmente, o principal objetivo das artes marciais tem sido para autodefesa. Os fundadores dasartes marciais considerando o corpo como templo do espírito, julgaram que ele precisa ser protegido das ameaças que possam acabar com sua natureza pura e pacífica.
2. Melhoria da Saúde e da Disciplina
Outra razão para o desenvolvimento das artes marciais está ligada ao desejo dos seres humanos para uma boa saúde. O artista marcial está preocupado não apenas com a proteçãofísica, mas está disposto a submeter-se a disciplina, austeridade, rigor excessivo e até mesmo o sofrimento físico, a fim de melhorar seu estado geral de saúde.
3. Disciplina Mental/Espiritual
Um verdadeiro artista marcial está preocupado não somente com seu estado físico, mas em última análise, busca desenvolver e elevar sua pessoa. A disciplina, austeridade e as dificuldades detreinamento das artes marciais servem para subjugar o corpo e fortalecer o espírito para que se possa vir a ganhar o domínio sobre si mesmo.
• Breve Histórico sobre o Tong Il Moo Do
O Tong Il Moo Do foi fundado em 1979 em Seoul, capital da Korea do Sul pelo Dr. Joon Ho Seuk que recebeu inspiração espiritual do Rev. Dr. Sun Myung Moon e espalhou-se nos Estados Unidos da América...
tracking img