Projeto de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA

- RELATÓRIO DE CONSULTORIA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS -

Realizado por:
Ana Grayce S. Alencar Moreira- RA 395547
Dilma dos Santos Guimarães- RA 368429
Leonilde Passos dos Santos- RA 378814Profª.: Klaudia Bitencourt

Ananindeua- Pa
21 de Setembro de 2012
* Análise Livro: Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais.
Capítulo 1- Os Recursos
Analisando o texto entendemos que as atividades desempenhadas pelas pessoas que trabalham com recursos de materiais são bem mais adquiridas através do conhecimento pratico do que noteórico, gerando novas ideias, novos métodos de trabalho, e um serviço cada vez mais adequado para o uso do consumidor, é nesse sentido que se transmite a responsabilidade para um conjunto de bens e valores em prol das realizações de objetivos sociais, é por isso que há uma enorme preocupação da parte dos administradores, gerentes e outras pessoas que direta ou indiretamente ligadas às atividadesprodutivas, pois precisam de profissionais especialmente formados e treinados para exercerem esses serviços com responsabilidade e comprometimento com a empresa na qual estão inseridos.
As atividades desenvolvidas no setor de recursos de materiais englobam uma sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, compra e recebimento do produto, transporte interno e acondicionamentodurante o processo produtivo em sua armazenagem como produto acabado ou finalizado, e em sua distribuição ao consumidor final. Portanto é necessário que fique atento para as tendências futuras, pois a globalização vem crescendo cada vez mais, e novos investimentos de produção, nova gestão de informação e organização de trabalho estão sendo lançadas no mercado cada vez mais adequadas ao uso dosconsumidores, procurando sempre novas medidas para melhorar seu desempenho.
* Analise de Vantagens e Limitações
* Just In Time- JIT
Como todo sistema de produção, o sistema Just In Time apresenta vantagens e desvantagens. Sua principal vantagem está ligada por três vias:
1. REDUÇÃO DE ESTOQUE: Não é necessário disponibilizar um espaço e recursos humanos para tratar dos aprovisionamentos.2. REDUÇÃO DE TEMPO: O mesmo nível de produção pode ser atingido em menos tempo, o que evita horas extraordinárias ou aumentar a produção em face de um aumento pontual da procura.
3. AUMENTO DA QUALIDADE: Evitam-se custos com peças ou produtos defeituosos além de ser um excelente argumento de venda, reforçando a presença no mercado.
A maior desvantagem deste sistema é a que decorre deincertezas na envolvente da empresa. Pequenos imprevistos podem causar grandes estragos: como não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fabrica parada por horas ou até dias. Se algo não funcionar bem, como por exemplo, uma greve de transportes, tudo vai ficar parado. Se a empresa ficar um tempo longo sem vender, a linha de produção fica parada, com as maquinas e funcionarios ociosos. Porisso algumas empresas, além de um sistema de Just-in-time, mantem também o “just in case”, algum estoque de segurança que permitirá evitar perdas no caso de problemas com a envolvente, nomeadamente os fornecedores.
* Materials Requirements Planning- MRP
Uma das principais vantagens do MRP é a sua natureza dinâmica. É um sistema que reage bastante as mudanças. Esta é uma condição que setorna mais importante a cada dia, num ambiente competitivo que é cada vez mais turbulento. A mudança de um item de programa-mestre pode parecer simples, mas, na verdade, pode afetar centenas de componentes. Reconhecer este tipo de influencia sem um sistema do tipo MRP ou MRPII seria bastante difícil. Essa característica faz com que o MRP seja mais útil para situações em que as estruturas de...
tracking img