Projeto de logística reversa da autoglass

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
UNIFEOB

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO DE MATERIAIS

Nome: Fernando H. G. Bento
RA: 600686 3ºB
Professor:Alexandre

SÃO JOÃO DA BOA VISTA
NOVEMBRO/2010
Projeto de logística reversa da Autoglass

Perfil da empresa;
A Autoglass é uma empresa de capital 100% nacional, especializada na gestão de serviços, junto ao mercado segurador na área de vidros automotivos, oferecendo também serviços referentes a faróis, lanternas, película nos vidros e palhetas, além de comercializar ampla linha deacessórios como alarme e som automotivo. Um das diretrizes de seu crescimento é a responsabilidade ambiental e social, sendo a primeira empresa do Brasil a ter 100% do resíduo de vidro automotivo, gerado em suas unidades, reciclado. A Autoglass é a empresa do setor com presença no maior numero de estados da Federação, permitindo mais rapidez e qualidade no atendimento de grandes frotas. A Autoglass deixaclaro ainda sua cultura inovadora, ao ser a primeira empresa do segmento no País a ter seu próprio Centro Tecnológico para formação de mão-de-obra

Projeto
Desde 2005 a empresa capixaba Autoglass, com 25 unidades e mais de 700 pontos de atendimento, é a única do segmento que faz o recolhimento dos vidros substituídos e os encaminha para a reciclagem. A coleta acontece a mais de três milquilômetros de distância do ponto onde é dado o destino final ao produto.
O projeto de logística reversa de vidros automotivos, iniciado em 2005 de forma pioneira no País pela Autoglass, ganha ainda mais força com a instalação de uma recicladora no Rio de Janeiro. A empresa Vidro Limpo é um braço logístico da Massfix Comércio de Sucatas de Vidros, localizada em Guarulhos (SP), que já processa o produtohá vários anos e dá a destinação ecologicamente correta para fabricantes de garrafas de cervejas.

Dificuldades
Por ser um material de baixo valor agregado o custo logístico, muitas vezes, dificulta a coleta em longas distâncias. . . A empresa possui planos para aumentar os pontos de coletas e pensa em fazer uma filial em outroestado.

Vantagens
Quase não há concorrência nesse ramo de atividade por não ter muitas recicladoras de vidro, e existem diversas empresas atuando no segmento de vidros automotivos.

Opinião pessoal
É importante destacar que do total de para-brisas quebrados por ano no Brasil, cerca de 1,5 milhão de peças, estima-se que somente 5% sejam reciclados.
Acho que a instalação de mais uma unidaderecicladora no Brasil é muito importante para a consolidação do projeto de reciclagem de vidro automotivo. Esta unidade facilitará o trabalho de logística reversa da Autoglass, em função de sua localização. O posicionamento de usinas de reciclagem em grandes centros geradores de resíduos facilita o trabalho.

Correios oferece serviço de Logística Reversa

A Empresa Brasileira de Correios eTelegráfos possui serviço de logística reversa que as empresas podem contratar para se adequar à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei 12.305/2010. O serviço permite agilidade às operações feitas pelo público e garante aos fabricantes a fidelização de novos clientes, conforme a ECT. As empresas de e-commerce oferecem seus produtos através de sites de vendas, que em geral negociam livros,DVDs, eletroeletrônicos e telefones celulares. A ECT destaca que esse tipo de serviço torna-se fundamental para os segmentos que não dispõem de uma rede física de lojas para trocas nos locais de destino das mercadorias compradas.

O que é?
Serviço de remessa de mercadorias ou documentos em devolução, sem ônus ao remetente, para serem entregues exclusivamente no endereço que o cliente...
tracking img