Projeto de literatura: história infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE LITERATURA: História Infantil

Autora: Jamily Santos de Souza

PROJETO DE LITERATURA: História Infantil

INTRODUÇÃO

O presente projeto será oferecido para crianças com faixa etária entre 6 a 12 anos na unidade Legião da Boa vontade – LBV.
A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimorao vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, deve-se desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando as crianças capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão einteração na sociedade.
Infelizmente ao observarmos a prática utilizada nas escolas, percebemos que pouco contribui na formação de leitores competentes. Há evidências de que professores enfatizam o estudo da nomenclatura gramatical, através de exercícios mecanicistas, nos quais a reflexão e a interação aluno-professor e aluno-aluno é pouco expressiva.
Dessa forma, procura-seatravés desse projeto estimular a criança a ler cada vez mais, pois de forma geral a leitura gera conhecimentos, propõe atitudes e analisa valores, estimulando os modos de perceber e sentir a vida por parte do leitor. Serão utilizadas histórias infantis, pois a mesma proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis.
OBJETIVOS

Geral:

Despertar nas crianças oprazer de ler a fim de proporcionar-las a aquisição e assimilação de conhecimentos por meio das histórias infantis, utilizando a leitura e interpretação das mesmas.

Específicos:

• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
• Desenvolver na criança o hábito de ler pequenos textos;
• Incentivar a leitura e interpretação;
•Enriquecer o imaginário infantil;
• Promover momentos de leitura em grupo;
• Possibilitar a troca de informações entre as crianças;

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a importância de desenvolver leitores competentes e críticos, é necessário propor que os mesmos desenvolvam o hábito da leitura não apenas por obrigação, mas de fazer desse ato um meio de transformação pessoal esocial, onde ler seja uma ação de liberdade que permita ao leitor a descoberta de um novo mundo.
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é de suma relevância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções esentimentos de forma prazerosa e significativa.
A socialização dos resultados obtidos será de grande valor para agregar contribuições de forma lúdica aos alunos no âmbito da leitura e posteriormente à escrita.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo o filósofo francês Voltaire, “perigoso não é o homem que lê, é o que relê”. Isso ocorre porque ler é conhecer e, na releitura, há uma maiorcompreensão do texto, consequentemente, do mundo a que ele se refere e do qual o leitor participa, possibilitando uma consciência mais crítica e uma atitude mais ativa. Quando lemos, estabelecemos um diálogo com o texto, interagimos com ele, comparamos situações, analisamos, questionamos suas teses, procurando possíveis e variadas respostas.
Não é possível dissociar a aprendizagem da leiturada aprendizagem da escrita, e, para Antunes (2003, p. 67), essas são atividades de interação que se completam. Da mesma forma que a leitura, a produção de textos escritos é uma prática de linguagem e, assim, uma prática social. Isso significa que devemos possibilitar ao aluno a escrita de textos para diferentes interlocutores, com objetivos diferentes, organizados nos mais diversos gêneros, para...
tracking img