Projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE LEITURA 2012

“QUEM FORMA LEITORES CRIA CIDADÃOS”

Introdução


As relações escola-família-comunidade sempre foram marcadas pela frieza e pelo distanciamento. A comunidade não se envolve muito na vida da escola e vice-versa. Observa-se a cada dia o quão é preciso reconstruir o papel da escola perante sua clientela e perante a comunidade na qual está inserida. Essa relaçãodeve ser bastante intima, inseparável, pois a sociedade, para sobreviver e se transformar necessita da escola e dos indivíduos.
Mas para que a escola se transforme em sua totalidade, é essencial que a reflexão sobre seu papel seja feito coletivamente. Pensando nisso, o projeto de Leitura foi idealizado com o objetivo de incentivar os alunos e seus pais a se tornarem leitores. O projetodeste ano abrange todas as séries respeitando a diversidade cultural de seus participantes, no sentido de qualificá-los para acessar, com competência e autonomia, as diferentes linguagens em variados suportes textuais.
       Entendemos que a escola é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do atoleitor. Por isso, o mesmo será realizado com o objetivo de disseminação da leitura para sensibilizar e despertar nos educadores, alunos e famílias, o interesse pelo gosto de ler, tornando-se educadores-leitores, fazendo relação texto e contexto, leitura de vida e de mundo, resgatando e revalorizando a identidade étnica, cultural e local. Acreditamos também que para criar leitores, basta que ocerquemos de textos de todos os gêneros, que os textos sejam uma presença tão constante que seja impossível ignorá-los. Assim nosso projeto será a ponte entre livros, alunos e comunidade: quem forma leitores, cria cidadãos.
Será realizado no período de 02 a 20 de julho de 2012 e nele realizarão incentivos à leitura e oficinas que têm por objetivo envolver a comunidade escolar e fomentar aprodução de novos textos.
        A construção desse nosso ideal é um processo longo que requer perseverança. Precisamos acreditar na utopia, porque só os sonhos podem nos levar aos melhores dias. Sonhar é acreditar na vida. Por isso, ao salientar o projeto de leitura podemos compará-lo como uma semente minúscula, que plantada agora, e se cuidada desde os primeiros instantes da semeadura, com presteza ededicação, se tornará no futuro a árvore do bem, e frutificará os preciosos frutos da sabedoria; bem como trará significativa melhora no ensino e em todos os sentidos.

Objetivo Geral


Criar condições para a leitura em contextos diferentes dos da escola, nos quais os alunos possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas formas textuais que circulam socialmente, eformarem-se como leitores e escritores autônomos no exercício de sua cidadania, pois sabemos que apesar da escola possuir um papel importante na formação de leitores e escritores, ela é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato leitor.


Objetivos Específicos

- Estimular a leitura porprazer, por meio de atividades lúdicas;

- Desenvolver estratégias de leitura e produção de textos;

- Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento;

- Propiciar a formação de educadores, e alunos leitores e produtores de textos nas diversas áreas do conhecimento;

- Estimular o gosto pela leituravivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;

- Desenvolver as capacidades das habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;

- Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo;

- Propor situações de práticas...
tracking img