Projeto de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia Para Elaboração De Projeto De Investimento: Como Obter Recursos Financeiros Sem Maximizar Os Riscos Do Negócio!

Por mais de 10 anos faço projeto de investimento para médias e grandes empresas e durante esse tempo tive várias experiências positivas e que, de certa forma, me garantiram respeito e reconhecimento no mercado. Por isso, resolvi contribuir com a minha experiência apresentando osrequisitos ou cuidados necessários para se ter um projeto de investimento aprovado em instituições bancárias, como Banco de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, BASA, Banco Real, Bradesco e outros. E também, depois de aprovado e com recursos em mãos, não causar danos ao negócio.
Primeiramente, precisamos compreender que projetode investimento é um documento sistematizado utilizado pelos bancos para analisar determinada operação de crédito, geralmente de longo prazo, visando financiar máquinas, equipamentos, construção civil, capital de giro associado e/ou serviços relacionados ao investimento.
Qualquer empresa em fase de crescimento necessita de recursos financeiros para financiar as suas operações no sentido deaumentar a produção, melhorar faturamento, reduzir custos marginais, melhorar margem líquida, atender a novos mercados, enfim, melhorar a sua lucratividade, disponibilidade de caixa e sua rentabilidade, e com isto melhorar o retorno sobre o capital investido.
Entretanto, algumas empresas não fazem uma análise minuciosa da necessidade de captar recursos de terceiros para financiar os ativos desejados,aplicando recursos na construção de sede própria, comprando equipamentos desnecessários, captando capital de giro sem conhecer sua NCG - Necessidade de Capital de Giro, levando-a a contrair dívidas não baseadas em indicadores de desempenho econômico e financeiro que justifique o investimento. Mas na empolgação do momento!
Geralmente, as causas dos riscos iminentes das empresas são as açõesoriginadas na fase de crescimento, pois os seus administradores acabam por não fazer uma análise ampla da necessidade de financiamento motivada e vislumbrada pelo atual momento que a empresa está passando. Por isso, acabam não tendo a cautela necessária para decidir sobre respectivo investimento. Outras vezes, ficam tão empolgados com prazos e taxas que se esquecem de avaliar o impacto do financiamentosobre o caixa, sobre a operação do negócio, sobre a sociedade e sobre a mão de obra. Não comparam o custo do financiamento com o custo do capital da empresa e também não analisam o impacto do oferecimento das garantias nas operações diárias de curto prazo. Uma decisão errada ou precipitada pode comprometer todo o negócio! Então, como fazer para obter recursos financeiros subsidiados sem colocar asua empresa em risco?
Anúncios Google

Primeiro, a decisão de investir deve ser proveniente de um planejamento de longo prazo, e que se justifique por obter ganhos reais nos resultados, como: aumento de produção para atender demanda reprimida, melhoria de margem, redução dos custos unitários de produção, atender a novos mercados já testados e aprovados, pesquisa e desenvolvimento, troca de ativooneroso por um ativo rentável e, por fim, como resultado de engenharia financeira para recuperar a competitividade.
Para que um projeto de investimento seja aprovado, a empresa precisa dispor de um conjunto de informações, onde a necessidade de investimento seja apresentada de forma atraente, segura e viável para o banco, que justifique a sua participação.
1. A empresa precisa ter as condiçõespara pleitear o financiamento na instituição financeira no que diz respeito:
a. Ao cadastro da empresa e dos sócios, sem registro em órgãos de proteção ao crédito;
b. A experiência administrativa dos empreendedores para gerir do negócio;
c. Aos demonstrativos contábeis e financeiros;
d. Às certidões dos órgãos municipais, estaduais e federais;
e. Aos aspectos ambientais, quando houver...
tracking img