Projeto de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- EXPLICITE O QUE ACONTECE EM TERMOS FINANCEIROS, QUANDO UMA EMPRESA PRECISA REVISAR E REORGANIZAR A SUA SITUAÇÃO NEGOCIAL, VIA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIMENTO.
Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimentoprodutivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligadoà compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia. Um projecto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante um certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa. Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projecto é um negócio para a empresa,a qual se decide pela sua implementação ou não, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento.
O projecto de investimento é um conceito entendido em duas acepções: enquanto plano (intenção) de investimento e enquanto estudo (processo escrito) da intenção de investimento (negócio). Como o estudo é a tradução no papel da intenção de investimento, as duasconcepções são equivalentes, sendo reunidas no dossier do projecto de investimento. Enquanto plano de investimento, o projecto é uma proposta de aplicação de recursos escassos que possuem aplicações alternativas a um negócio, que espera-se, gerará rendimentos futuros durante um tempo, capazes de remunerar a aplicação.
Todo o processo de desenvolvimento de um projecto de investimento é classificado emdiferentes fases onde se desenvolvem actividades necessárias à implementação.
Notam-se 3 fases principais: Fase de Concepção Fase de Implementação Fase Operacional
Concepção
Esta é a fase inicial, a criação da ideia a avançar e a ponderação de todos os critérios inerentes ao investimento a realizar. É subdividida em três sub-fases:
• Identificação das oportunidades de investimento - Aidentificação do projecto é a primeira fase de desenvolvimento e uma das mais importantes. É importante definir e identificar todas as oportunidades, avalia-las e escolher a que eventualmente trará maior sucesso com maior certeza.
• Preparação do projecto - Após identificar as oportunidades podemos começar a preparar de forma sustentável a nossa ideia. Aqui devemos proceder ao estudo do que será anossa estratégia futura e formular todas as variantes do projecto. Seguidamente existe nesta fase uma pré-avaliação ou pré-viabilidade onde se avalia o projecto em função da empresa, tendo em atenção as perspectivas de mercado e alguns aspectos técnicos.
• Avaliação - Aproveitando o estudo elaborado na fase de preparação do projecto, aprofunda-se e avalia-se o projecto. Nesta fase é que setoma a decisão de implementação ou não do projecto em causa.
Implementação
Nesta fase inclui-se unicamente a fase de investimento.Passando pela planificação, execução, controle a fase de investimento como o próprio nome indica é a fase onde após uma decisão positiva se avança para a implementação do projecto que exige uma injecção de capital.
Fase Operacional
Finalmente esta é a fase ondeefectivamente se procede a acção, avanço para as operações que dão vida ao projecto. É a fase operacional de actividades correntes de uma empresa.

Após a escolha de qual será o investimento, é necessário realizar um projecto de viabilidade do mesmo, para avaliar as alternativas mais favoráveis para a implantação e para assim, ter como base fontes concretas para a tomada de uma decisão favorável...
tracking img