Projeto de intervençoes com adolescentes em conflito com a lei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXOS
DINÂMICAS DE GRUPO

DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO

QUEM SERÁ?

1. O animador organiza dois subgrupos de participantes.
2. Uma equipe forma um semicírculo, e permanece sentada.
3. A outra equipe sai da sala.
4. A um sinal pelo animador, a equipe que está fora da sala envia um de seus membros totalmente coberto por um lençol, para que aequipe que está dentro da sala adivinhe quem é.
5. Tão logo que for pronunciado um nome, o jogador tira o lençol para identificar-se.
6. Se o grupo acertou, marca um ponto para ele, caso contrário o ponto fica para o grupo que está fora da sala.
7. A seguir, invertem-se os papéis.
8. O jogador que estiver coberto pelo lençol pode usar de todos os recursos para não ser identificado,assim pode trocar os sapatos, andar desajeitado...
9. Para maior facilidade do exercício, é importante que os jogadores se conheçam.

VIAGEM INTERIOR

OBJETIVO:

- Através de uma técnica de relaxamento, criar a oportunidade para a auto percepção e um encontro consigo mesmo.

TAMANHO DO GRUPO:

Mínimo: 5 pessoas
Máximo: 40 pessoas

TEMPO EXIGIDO:

15 a 30 minutos(dependendo do perfil do grupo).

MATERIAL NECESSÁRIO:

Colchonetes em número compatível com os participantes; aparelho de som; CD com musica orquestrada suave (que favoreça o relaxamento)

ESPAÇO FÍSICO:

Uma sala suficientemente ampla para acomodar todos, deixando um espaço mínimo entre os colchonetes, possibilitando o coordenador circular durante o exercício.DESENVOLVIMENTO:

A realização desta dinâmica de grupo em colchonetes e a mais indicada. No entanto, se não houver este recurso, o exercício pode ser feito com os participantes sentados nas cadeiras. Desta forma, devem procurar acomodar-se da melhor maneira possível, sem cruzar pernas e braços.
Quando utilizar colchonetes, orientar aos participantes que deitem em decúbito dorsal, com as pernasesticadas, sem cruzar, e os braços posicionados ao longo do corpo, com a palma das mãos voltadas para baixo. O coordenador deve manter um tom de voz tranquilo e suave, falando pausadamente, dando tempo para o grupo experienciar o que estiver sendo sugerido. Inicia a tarefa, solicitando que todos fechem os olhos e se mantenham assim durante todo o exercício.

“Agora que todos estão acomodados, deolhos fechados, respirem profundamente e expirem bem devagar.”
“Sintam o ar entrando, os pulmões enchendo de ar.”
“Procure sentir as batidas do seu coração. Ouça o seu coração, ele bate forte e ritmado. Sinta o sangue pulsando em suas veias, percorrendo todo seu corpo. Perceba o compasso das batidas do coração e o pulsar do sangue nas veias.”
“Imagine agora sua coluna vertebral, onde começa e ondetermina. Sinta cada vértebra, perceba que todas juntas formam uma forte estrutura. Sua coluna é seu eixo central. Ela é como o galho do bambu, enverga, mas retorna a sua posição ereta. Sinta suas costas, seus ombros, seu peito.”
“Seu coração continua batendo forte e ritmado. Seus pulmões continuam se enchendo de ar e esvaziando. Sua caixa torácica acompanha este compasso se elevando e seretraindo.”
“Sinta suas costelas, imagine seu estômago.”
“Perceba seus braços em toda sua extensão, suas articulações, pense nos números movimentos que ele é capaz de executar”. Sinta o sangue percorrendo suas mãos e dedos.
“Volte sua atenção para seu tronco, sinta seu abdome, ele também responde ao ar que entra e sai.”
“Sinta agora seu quadril, sua região pélvica. Tente visualizar seus órgãosacomodados e protegidos na sua barriga. Sinta seus genitais. Perceba o sangue que corre pelas veias, subindo e descendo pelas suas pernas, passando pelos seus pés até a ponta de seus dedos.”
“Imagine seu corpo inteiro oxigenado, relaxado tranqüilo, repousando num imenso campo gramado. Ao fundo apenas o barulho das águas que caem de uma cachoeira. Alguns pássaros cantam nas arvores próximas.”
“Este é...
tracking img