Projeto de intervençao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A participação do "Grupo Educar para o Futuro" no período de uma semana com atividades de Regência em sala de aula no Ensino Fundamental na Escola Municipal Sebastiana Diniz Mattos com alunos de 9 anos do 2º ano do 1º ciclo.
Durante o período de Regência do Grupo a professora regente da sala de aula abordava o Projeto Diversidade Cultural, pensando-se no Projeto com otema "Cultura Africana", elaboramos-se o Sub tema "Redescobrindo história, brincadeira, danças e músicas Afro brasileiro.
Em função do Projeto citado, fizemos o plano de ensino com propostas pedagógicas diferenciadas, lúdicas, atualizadas e de forma enriquecedora para o ensino aprendizagem do aluno.
Deste momento aplicamos a metodologia de pesquisa e aula prática.
Para transposiçãodidática em questão do tema incluindo os seguintes autores e temas.
PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS; Presença Pedagógica; email:mestreburgues@hotmail.com; Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Edilaine Vagulla; Rosa Margarida de carvalho Rocha; Luciano Silveira Coelho e Amanda Fonseca Soares Freitas; Libâneo; Gomes 2004.Miranda Eraldo.
Para propostas de trabalho seguimos o quadro de horárioda professora sendo:
Segunda- feira; Matemática, Matemática, Português, Ciências.
Terça- feira; Educação Física, Matemática, Português, Português.
Quarta-f eira; Arte, Matemática, Geografia, História
Quinta- feira; Geografia; História; Português , Informática.
Sexta- feira; ; Ciência,Literatura; Matemática,Português.DESENVOLVIMENTO

O Estágio de Regência tem a finalidade de oportunizar a prática das teorias aprendidas durante o Curso de Pedagogia, com esse objetivo o período de regência posto em prática, foi do dia 25/10/2010 à 29/10/2010, no horário de 7:00 as 11:00, na turma do 2º ano do primeiro ciclo.
De acordo com Libâneo (1991, p.222) “o planejamento é umprocesso de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

A organização do estágio deu-se como segue:

Segunda – feira: apresentação do grupo com período de descontração e apresentação dos alunos, através de uma música com dinâmica, com o nome “Quem é Você”, quem é você? (batendo palmas, apontando-se para umaluno ou uma aluna se apresentar) diga seu nome que eu quero te conhecer (assim sucessivamente). Com o intuito de acrescentar, ao prévio conhecimento da turma sobre o continente africano, foi abordado o “Projeto Diversidade Cultural”, através de questionamentos e exposição do que aprenderam e sabiam a respeito do tema. Após o levantamento das respostas, foi justificado o porquê de se estartrabalhando o Projeto da Diversidade Cultural Afro brasileiro e a sua intenção em diminuir o preconceito racial. Foi apresentado um vídeo documentário sobre a África para oportunizar um maior conhecimento sobre o Continente Africano, destacando as capitais, a fauna, a flora, as situações sócio econômicas e seus diferentes povos, finalizando-se aula com uma pesquisa para o dia seguinte.

Terça –feira: momento de discussão da pesquisa feita junto aos alunos com correção quanto às duvidas apresentadas e apresentação do Mapa Mundi. Com objetivo de localizar o continente e seus vários países para fixação do aprendizado. Assim feita uma atividade de registro no caderno. Exposto na lousa a música “Escravos de Jó”, trabalhando-se a letra da seguinte maneira ( escrita pelos alunos, ilustração comdesenhos e reflexão, em seguida os alunos foram para o pátio onde em roda realizaram a brincadeira).

Quarta – feira: Na chegada dos alunos à apresentação do professor de Educação Física e Mestre em Capoeira onde reuniu no pátio da escola juntamente com o Grupo Educar para o Futuro e os alunos para uma roda de conversa. Onde o assunto foi a Capoeira, qual sua origem, o porquê e os mitos, os...
tracking img