Projeto de intervençao series iniciais

[pic]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
CAMPUS DE ROLIM DE MOURA – RO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CURSO DE PEDGOGIA









ENSINO FUNDAMENTAL

Arildo dos Santos Tonholi












ROLIM DE MOURA
2011

Arildo dos Santos Tonholi









ENSINO FUNDAMENTAL


Projeto de intervenção apresentado ao Curso dePedagogia como requisito parcial avaliativo na Disciplina de Estágio Supervisionado I, ministrada pela Professora Maria de Fátima de Oliveira.













ROLIM DE MOURA
2011




SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
3. OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE
4. PARTICIPAÇAO E PLANEJAMENTO
5. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
6. DESCRIÇÃO DA REGÊNCIA
7.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
9. REFERÊNCIAS
10. ANEXOS

















1. Introdução

O estágio supervisionado tem por objetivo promover ao acadêmico a reflexão sobre a realidade educacional, exigindo ética e a objetividade, em busca de alternativas pedagógicas com bases teóricas para que a realidade escolar seja de fato, melhorada. A finalidade doestágio é a de gerenciar a sala de aula, exercitando o pensar sobre a ação pedagógica.
Tem por principal objetivo instrumentalizar teoricamente o acadêmico no próprio processo de pesquisa que o coloca na posição de eixo central da formação acadêmica. Como diz a concepção de Pimenta e Severino (2004) “o estágio é um campo de conhecimento e espaço na qual, a pesquisa é o ponto principal de secomeçar”.
Esse é um relatório analítico-descritivo, relatando a análise e descrevendo os momentos vivenciados no primeiro ano das séries iniciais, contextualizadas com os referenciais teóricos, acompanhando em anexos, um resumo de um projeto de intervenção pedagógica do Ensino Fundamental.
O estágio de licenciatura é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional(Nº9394/96). O desenvolvimento do estagio é um processo que envolve etapas de planejar, acompanhar, executar e avaliar situações pedagógicas e educativas. É uma atividade em que o aluno revela sua criatividade, independência, caráter, proporcionando-lhe, oportunidade para perceber-se a escolha da profissão.
A partir de observação, conversa e estudo bibliográfico e regência totalizando 120 horas,sendo 20 horas de observação, 20 horas de planejamento, 40 horas de regência e 40 horas de projeto de intervenção, com esse tempo destinado a colocar em prática toda teoria adquirida no âmbito pedagógico da Universidade foi possível vivenciar o universo das crianças de forma clara e objetiva. Cada criança tem suas potencialidades, suas carências e necessidades, desse modo tornam-se necessário aoprofessor desenvolver atividades que alcancem as mesmas, com metodologias simples e objetivas para que se dê o verdadeiro aprendizado, e compreender o conceito de prática pedagógica a partir de uma reflexão, fazendo ligações entre a teoria e a prática. A sociedade está diretamente ligada aos contextos educacionais, e o trabalho do educador tem que ser feito de maneira sensata para que bonsresultados sejam obtidos, portanto há necessidade de uma formação continuada e estar se qualificando, procurando crescer de maneira significativa.



2- Caracterização da Escola

A escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio está localizada na Avenida Macap número 6252 no Município de Rolim de Moura - RO. O corpo discente da escola é composto por Um Diretor, vice-diretor, trêssupervisores, três orientadores, cinco atendentes de biblioteca, 02 atendentes da sala de mídia, um inspetor de alunos, seis merendeiras, dez zeladoras três porteiros, um secretário(ª) cinco auxiliares de secretária 38 (trinta e oito), professores sendo destes 37 efetivos e 02 emergenciais discriminados da seguinte forma 15 professores lecionam de 1º ao 5º ano e 23 na séries de 6º ao 9º ano .
O período...
tracking img