Projeto de intervenção

Páginas: 16 (3970 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
domingo, 17 de outubro de 2010Web Aula 1
Título: Conceito de Ética e Moral

Olá graduandos (as) de Serviço Social, bem vindos à disciplina de Ética Profissional,
Muito estudo e paz para todos e todas!
Sou a Professora Sirlei Fortes de Jesus, Assistente Social formada na Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Marginalização na Infância e na Adolescência pela UniversidadeEstadual de Londrina.
Como estaremos em convívio neste processo de construção de saberes e conhecimentos, me coloco à disposição para a interação e esclarecimentos do que se fizer necessário.
A palavra moral é derivada do latim mos, mores, que significa relativo a costume e hábitos de conduta ou de comportamento de uma sociedade em determinada condição histórica, não sendo, portanto, universal. Apalavra ética é mais abrangente, derivada do Grego Ethos (costume). Segundo Garcia; Fiorillo e Veloso (2008), significam exatamente a mesma coisa do ponto de vista da etimologia (estudo das palavras).
Mesmo sendo usados muitas vezes como sinônimos a moral e a ética são diferentes, a moral se concretiza na vida prática e no cotidiano do individuo, já a ética se estabelece no campo teórico ereflexivo. Essa é a primeira e grande diferença entre moral e ética, a moral se estabelece no convívio social desde os tempos primitivos.
“Quando duas pessoas se encontram há, na verdade, seis pessoas presentes: cada pessoa como se vê a si mesma, cada pessoa como a outra a vê e cada pessoa como realmente é.”
William James Moral A Serviço Da ÉticaTodas as morais têm de estar a serviço da ética.

Por sua natureza, a moral se concretiza como um sistema fechado. A ética assume a moral.

A Ética respeita o enraizamento necessário de cada ser humano na realização de sua vida. Está atenta às mudanças históricas, às mentalidades e às sensibilidades cambiáveis, aos novos desafios derivados das transformações sociais.

Ela impõeexigências a fim de tornar a moradia humana mais honesta e saudável.

Sem essa abertura às mudanças, a moral se fossiliza e se transforma em moralismo.

Características de um trabalho em equipe:

* Diálogo
* Colaboração
* Confiança
* Criatividade
* Competência
* Compreensão
* Visão de totalidade
* Respeito
* Ética
* União
* HumildadePensamento Conservador

Para o pensamento conservador, o fundamento da liberdade é a síntese entre autoridade e ordem, enquanto o dever significa a preservação da liberdade.

A moral representa o conjunto dos valores legitimados pela tradição e pelos costumes como corretos, justos e bons.

Quando o conservadorismo busca intervirsocialmente frente a um problema moral, sua ação será na direção da recuperação da moral tradicional, sendo este significado do dever moral, resgatar e reatualizar a tradição.
Pensamento Crítico

Para o pensamento crítico, as regras e normas de uma sociedade são estabelecidas em seu campo prático, porém a avaliação teórica pode trazer uma reflexão sobre esse processo trazendo a uma práxistransformadora e inovadora.

A reflexão crítica da ética é de fundamental importância para o homem enquanto sujeito ético, pois possibilita a reavaliação de conceitos construídos sócio e historicamente.

Sendo assim, a moral pode ser reconstruída, adequando suas normas e deveres numa relação em que o homem possa realmente exercer sua liberdade.

No comportamento ético, o importante é que é oindividuo quem estabelece os critérios usados para suas ações.
Condições básicas para o exercício da prática “Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativos e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTERVENÇÃO
  • Projeto de intervençao
  • Projetos de intervenção
  • projeto de intervenção
  • projeto de intervençao
  • projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!