Projeto de intervenção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
TÂNIA ELIANA GOMES DE MOURA

O IDOSO BRASILEIRO

Marabá-PA
2011

TÂNIA ELIANA GOMES DE MOURA

O IDOSO BRASILEIRO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Direito e Legislação, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II ePlanejamento Social.

Professores: Edna Braun, Jossan Batistuti, Rodrigo Eduardo Zambon e Sirlei Fortes de Jesus.

Marabá – PA

2011

SUMÁRIO

➢ Introdução------------------------------------------------------------------------------------- 4

➢ Dados do IBGE ------------------------------------------------------------------------------5

➢Envelhecimento da população Brasileira ---------------------------------------------6

➢ Aspecto Demográfico e Epidemiologicos do idoso no Brasil ------------------7/8

➢ A Política Nacional do Idoso -----------------------------------------------------------8/9

➢ Criação do Estatuto do Idoso --------------------------------------------------------9/10
➢ Estatuto doIdoso----------------------------------------------------------------------10/11
➢ Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------12
➢ Dados levantados na pesquisa---------------------------------------------------------13
➢ Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho das disciplinasDireito e Legislação, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejamento Social, visa monstrar como a sociedade brasileira passa por um claro processo de envelhecimento com o aumento da expectativa de vida e a redução nas taxas de natalidade que vêm contribuindo fortemente para uma mudança na estrutura demográfica do Brasil. Buscar compreender a percepção que os indivíduos têm sobre oenvelhecimento significa identificar modos de pensar em relação a como esses indivíduos constroem e subjetivizam essa realidade.

➢ Dados do IBGE 2010 a população de Idosos aumentaram no país.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a expectativa de vida no País aumentou cerca de três anos entre 1999 e 2009. A nova expectativa de vida dobrasileiro é de 73,1 anos. Entre as mulheres são registradas as menores taxas de mortalidade. Elas representam 55,8% das pessoas com mais de 60 anos. No período avaliado, a expectativa de vida feminina passou de 73,9 anos para 77 anos. Entre os homens, passou de 66,3 anos para 69,4 anos
O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço nocampo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média ésuperior àquelas chefiadas por adultos não-idosos.
No panorama mundial, bem como nos países em desenvolvimento, a população idosa aumenta significativamente e o contraponto desta realidade aponta que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disto, a preocupação com esse novo perfil populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realizaçãode diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de políticas e programas adequados para essa parcela da população. Isto devido ao fato que a referida população requer cuidados específicos e direcionados às peculiaridades advindas com o processo do envelhecimento sem segregá-los da sociedade.
A sociedade passa por grandes modificações. A tecnologia...
tracking img