Projeto de intervenção

Páginas: 8 (1857 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Karina Maria Duarte Melo

Projeto de Intervenção de Estágio Curricular III

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular III

Professor Regente da Disciplina: Roberta Boldrini

Professor Tutor Virtual: Elisabete Vargas

Professor Tutor Presencial: Aldilete Gomes de Freitas

Parnaíba2011

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Karina Maria Duarte Melo

Hospital Estadual Governador Dirceu Arcoverde

Duração Prevista: Três meses

Parnaíba

2011

PROJETO: “BEBÊ A BORDO DO PEITO”

JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema proposto partiu de evidências observadas durante visita às enfermarias obstétricas epediátricas, por ocasião da realização do estágio supervisionado na instituição Hospital Estadual Gov. Dirceu Arcoverde, na cidade de Parnaíba-PI.
Durante a observância no estágio nos deparamos com um grande fluxo de internação e óbitos infantis relacionados a problemas gastrointestinais e respiratórios, causados pela ingestão de leites artificiais e outros alimentos impróprios a faixa etária dosbebês. Devido aos inúmeros casos existentes no hospital, ocorreram muitos óbitos e estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo, por causas preveníveis (JONES et al., 2003). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, em torno de seis milhões de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas deamamentação exclusiva.
Amamentar é um ato natural e se constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o bebê. É um processo fisiológico natural, mas que precisa ser aprendido. O leite materno é o alimento ideal, nutricionalmente completo e que reforça os laços afetivos entre mãe e filho. Ela supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e sedesenvolver sadio. São muitos os benefícios do leite materno, como a proteção contra infecções, diarréia, alergias, diabete, hipertensão, constipação, obesidade e outras doenças desencadeadas graças ao desmame precoce.

O aleitamento materno é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido, portanto um direito inato (ICHISATO & SHIMO, 2002). É uma das maneiras mais eficientes de atenderos aspectos nutricionais, imunológicos e psicológicos da criança em seu primeiro ano de vida (ICHISATO & SHIMO, 2001).

Seguido deste pensamento o aleitamento materno é uma proteção natural tanto para o bebê quanto para a mãe e melhora a qualidade de vida das crianças, tanto física, psíquica.

Segundo CORRÊA & JULIANI (2002), o papel de informação é de responsabilidade de todosos profissionais de saúde, além disso, estes devem assumir um papel de apoio. Porém, é necessário ter conhecimento e dominar o assunto.
Do ponto de vista do autor os profissionais de saúde devem apoiar, estimular e orientar a mãe antes mesmo do aleitamento materno. No entanto, não deve criar situações que façam a mãe se sentir sobrecarregada emocionalmente, provocando situações que façamcom que suas possibilidades de amamentar diminuam.
Muito se fala das vantagens que o aleitamento materno traz tanto para a mamãe quanto para o bebê. Vejamos algumas delas:

Para o bebê:
Ela melhora o desenvolvimento mental do bebê e é mais facilmente digerido; por causa da sua quantidade de água, além de promover um vínculo afetivo mais forte e precoce; o contato da pele, a trocade olhares, o cheiro e a temperatura do corpo são fundamentais nesse processo de afinidade, porque nele se gera a confiança e dá ao bebê a sensação de proteção, melhora a formação da boca e alinhamento dos dentes, diminui risco de entercolite (10x); protege contra doenças infecciosas (IgA secretòria, linfócitos T e B, macrófagos, lizosima, interferon, lactoferrina,), reduz o risco de morte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO DE INTERVENÇÃO
  • Projeto de intervençao
  • Projetos de intervenção
  • projeto de intervenção
  • projeto de intervençao
  • projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção
  • Projeto de intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!