Projeto de intervenção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2573 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA MÃES DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA



APRESENTAÇÃO

O campo escolhido para desenvolver o estágio supervisionado III é a Secretaria Municipal de Assistência Social, junto à Gestão do Programa Bolsa Família. O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extremapobreza. O Programa tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. Durante o período do estágio supervisionado II, notamos que o usuário da assistência social, no geral, é um indivíduo, que por ser carente economicamente, torna-se emocionalmentelimitado, necessitando de um trabalho na ajuda de superação dos bloqueios sócio-emocionais para a conquista de uma vida “resiliente”. Isto contribuirá para o rompimento da cultura da pobreza.

No município de Capelinha, temos um total de 7.125 famílias cadastradas no CADÚNICO (Cadastramento Único das Famílias Sociais do Município), sendo que 3.875 recebem o Benefício Bolsa Família. Desse total de7.125 famílias, 5.847 sobrevivem com renda per capta de até R$ 140,00 (cento e quarenta reais). Verifica-se com os dados que se trata de um município de extrema pobreza. Este fator tem acarretado outro dado preocupante no município, o aumento da violência e do uso de drogas lícitas e ilícitas. Que por sua vez traz como conseqüência, situações de ameaça de rompimento de vínculos e desagregaçãofamiliar.

Escolhemos os bairros Piedade, Subestação, Jardim Aeroporto e Bela Vista para o desenvolvimento das ações junto às mães do programa Bolsa Família, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações.

Serão realizados encontros (oficinas) psicosociais com as beneficiárias do programa Bolsa Família, buscando identificar suas necessidades e potencialidades dentroda perspectiva familiar, para que estas possam trabalhar seus potenciais e seus desafios.



JUSTIFICATIVA

O município de Capelinha está situado no Vale do Jequitinhonha, que historicamente viveu uma cultura de vale da miséria. Isto trouxe sérias conseqüências para a população, principalmente aquela que vive abaixo da linha da miséria. No Brasil, a desigualdade teve início após o seudescobrimento, com a divisão de todo o território em 15 capitanias hereditárias, com a escravidão, com a violência contra os índios, etc. E foi dentro de uma organização de coronelismo, da má distribuição da renda e do escravidão que o município de Capelinha surge.

É dentro dos preceitos da constituição de 1988, que traz os direitos sociais para dentro do âmbito das políticas públicas que oprojeto se materializa, buscando alcançar o “núcleo duro da pobreza”.

Durante o estágio supervisionado II, percebemos que ainda permanece, na grande maioria das famílias uma cultura de pobreza, com sérias dificuldades de superação. Isto vem de um grande número de analfabetismo, principalmente nas mulheres que não tiveram oportunidade de escolaridade e de trabalho ou devido a uma gravidezprecoce tiveram que abandonarem os estudos.

Justifica-se o projeto na necessidade de melhorar a auto-estima destas mulheres para que elas se sintam capazes de lutar pelos seus direitos, pela independência financeira, pela igualdade entre os gêneros e onde elas possam buscar apoio psicológico, moral e assistencial. É preciso superar a pobreza física e alcançar o exercício da cidadania.Percebe-se que essas mulheres são carentes financeiramente e muitas vezes o programa Bolsa Família vem suprir suas necessidades básicas, principalmente o direito a alimentação. Demo (1996) afirma que

a pobreza não se refere apenas ao aspecto econômico, mas também ao aspecto político, isto é, na falta de participação , no direito e acesso aos seus direitos e no exercício da cidadania. Ou seja, é também...
tracking img