Projeto de intervenção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia
Curso de Serviço Social
Disciplina: Estagio Supervisionado II
Aluna: Ayana Campos

Caracterização da Instituição de Estagio
CESAT- Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador

Salvador- BA
Outubro de 2011

O centro de estudo da saúde do trabalhador (CESAT), órgão vinculado ao departamento de vigilância da saúde da SESAB, localizado na Rua Pedro Lessa, bairrodo canela em salvador , foi criado em 1988 para atender as necessidades e prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho no âmbito do estado da Bahia. Sua construção esta diretamente ligada a lutas dos trabalhadores, no período de intensa mobilização que desencadeou na constituição brasileira de 88, e institucionalização do SUS onde foi incorporada a saúde do trabalhador. Foi atravésda importante participação e articulação dos movimentos sociais e sindicais que sempre colocaram a saúde do trabalhador como uma das pautas principais de reivindicação, trazendo a questão para ser problematizada no âmbito das conferências nacionais e estaduais de saúde, que surgir a proposta de elaboração e implementação de um programa integrado de prevenção e assistência á doenças ocupacionais,PRODO- dando origem ao PROSAT-programa de saúde do trabalhador.
A principio a proposta era organizar as ações de saúde do trabalhador e instalar um ambulatório de doenças do trabalho nos vários serviços de saúde. Após muitas modificações na estrutura organizacional, seu objetivo hoje é consolidar, em todo o estado da Bahia, ações de vigilância em saúde do trabalhador. Atualmente a instituição édividida em três coordenações técnicas; coordenação de vigilância de ambientes e processos de trabalho (COVAP); coordenação de atenção à saúde do trabalhador (COAST) e coordenação de estudos e projetos (CEP), com a parceria de órgãos como Ministério Publico Federal e Estadual, UFBA, Delegacia do Trabalho, Fundacentro, Centro de Recursos Ambientais entre outros, conta com cerca de dez assistentessociais distribuídas entre as coordenações. Na COAST, onde é campo de estagio atuam cinco assistentes sociais que desenvolvem ações de vigilância no ambulatório de saúde do trabalhador juntamente com a equipe multiprofissional, composta por enfermeiras, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, trabalhando em um espaço relativamente pequeno porem bem divididos, com salas bem sinalizadas e recursosmateriais parcialmente accessíveis, obtendo falhas em relação à atualização de códigos e sistema interno informatizado. Seus principais problemas a ser enfrentado é a dificuldade para ampliação do quadro de recursos humanos alem da pouca participação sindical, entre suas principais atividades esta o atendimento a paciente com doenças ocupacionais; apoio terapêutico aos portadores de LER/DORT;estudos epidemiológicos dos acidentes do trabalho; atividades de capacitação de recursos humanos entre outros. O CESAT alem de ser responsável por coordenar a política de saúde do trabalhador, também tem a função de assessorar a implementação dos CEREST- centro de referencia regional, estes por sua vez, faz o acolhimento dos trabalhadores, organiza fluxo dos usuários, realiza ações de vigilância eações intra e intersetoriais.

Política nacional de saúde do trabalhador e diretrizes legais

Com a constituição federal de 88 a saúde do trabalhador foi incorporada ao SUS na área de competência própria da saúde. O SUS passa a ter a competência de ”executar as ações de saúde do trabalhador e colaborar na proteção do meio ambiente nele compreendido e do trabalho” (CF Art. 200-inciso II e VII) ateentão os ambientes de trabalho e saúde do trabalhador eram competência exclusiva do direito do trabalho consolidado, onde as normas de segurança e medicina do trabalho eram regidas pela CLT e fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho.
O pressionamento da organização internacional do trabalho-OIT em relação aos altos índices de acidentes de trabalho somados ao contexto de mobilização social...
tracking img