Projeto de intervenção no fórum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA

REGIANE DE CARVALHO DOS SANTOS SILVA

PROJETO: REAPROXIMANDO FAMÍLIAS

[pic]

UBERABA-MG
2011
REGIANE DE CARVALHO DOS SANTOS SILVA

PROJETO: REAPROXIMANDO FAMÍLIAS

Projeto apresentado a Universidade de Uberaba como parte das exigências para conclusão da unidade temática Estágio Supervisionado IV referente ao 8º/2011período do curso de Serviço Social..

Orientador: Prof. Ms. Cacildo Teixeira de Carvalho Neto

UBERABA-MG
2011
Sumário

APRESENTAÇÃO 3

JUSTIFICATIVA 4

FINALIDADE 5

OBJETIVO GERAL 5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

PÚBLICO ALVO 6

META 6

METODOLOGIA 6

CRONOGRAMA 7

RECURSOS 8

Referência Bibliográfica: 9

APRESENTAÇÃO

O Foro daComarca de Nova Ponte foi criado em 2005, está localizado à praça deputado Anderson Adauto Pereira, nº 2045, CEP 38160000, no Bairro São João, o telefone da instituição é 33561475 ou 33561474.
A instituição tem como fonte de manutenção financeira o Estado de Minas Gerais, tendo uma natureza jurídica pública, sua missão é “Garantir, no âmbito de sua competência, a prestação jurisdicional comqualidade, eficiência e presteza, de forma a atender aos anseios da sociedade e constituir-se em instrumento efetivo de justiça, eqüidade e de promoção da paz social." (TJMG). Os principais cargos da diretoria são assim distribuídos:
✓ Juiz diretor: Dr Luiz Antônio Messias
✓ Escrivã subistituto: Neuza Novaes Oliveira Macedo
✓ Contadoria: Everson Luis Silva
✓ Assistente Social:Maria Madalena Botinha Alves Cardoso
O Serviço Social instaurou-se na instituição no mesmo ano da inauguração da comarca 2005, por meio do primeiro concurso para o Serviço Social nas Comarcas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que aconteceu em 1993.
As demandas atendidas pelo Serviço Social na instituição são oriundas da questão social e suas expressões, elas não são visualizadasaparentemente sendo necessário do assistente social o uso de toda sua instrumentalidade e mediação, para visualizar quais as expressões da questão social que estão por traz das demandas institucionais que chegam por meio das petições no processo. Essas ações que tramitam no judiciário e permeiam o trabalho do assistente social são:
⇨ Separação litigiosa ou consensual
⇨ Guarda eresponsabilidade
⇨ Regulamentação de visita, alimentos
⇨ Reconhecimento ou negatória de paternidade
⇨ Interdição
O trabalho do assistente social é solicitado no poder judiciário para realização de estudos sociais e emissão de pareceres sociais, de forma a oferecer subsídios às decisões dos juízes. No entanto é necessário que o trabalho do assistente social não se atenhaapenas a isso, ou seja, durante o estudo social o assistente social se defronta com situações desencadeada de uma demanda inicial que exige do mesmo uma intervenção.
Uma das intervenções realizadas pelo assistente social na Comarca de Nova Ponte está ligada à institucionalização em casas lares das crianças que se encontram em vulnerabilidade e/ou risco social. Muitas dessas crianças sãoretiradas do seio familiar, devido despreparo ou negligência dos pais. Muitos pais depois que “perdem” a guarda de seus filhos que são institucionalizadas, desejam tê-los novamente junto à família, e em alguns casos quando conseguem há reincidência e novamente as crianças são institucionalizadas.
O que visualizamos é que esses pais necessitam de uma preparação para diminuírem a reincidência,muitos desses pais, foram crianças que não tiveram limites, não receberam o carinho, amor dos pais, e alguns foram pais muitos novos e, portanto não sabem como expressar esses sentimentos aos seus filhos. É pensando nessa realidade que a estagiária do Curso de Serviço Social Regiane de Carvalho dos Santos Silva juntamente com a assistente social e supervisora Maria Madalena Alves Cardoso...
tracking img