Projeto de intervenção na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

RAQUEL PREISIGKE LUXINGER

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:
Atividade apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial de avaliação da disciplina Currículo na Educação infantil para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.
Orientador:Profª Ivone Martins de Oliveira

Vitória, ES
2010

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA:
DADOS GERAIS DO CMEI
O CMEI “Tio Leandro” está localizado na praça do bairro Taquara 2 no município da Serra, vizinho da única escola de ensino fundamental, estadual, e da unidade de saúde, situa-se no centro do bairro.
A unidade é bem ampla possui 10 salas de aula, 3 de delas têm banheiro com lavatório,chuveiro e sanitário; 2 banheiros sociais ( 1masculino e 1 feminino) que possui 6 sanitários, 4 pias e 2 chuveiros; 1 cozinha; 1 almoxerifado; 1 depósito; 1 sala multiuso, 1 sala para professores; 1 sala para pedagoga; 1 sala para diretor e 1 secretaria.
Ao todo são 39 funcionários, são eles:
* 19 professores: 9 – matutino - 10 – vespertino
* 1 diretor
* 2 pedagogas – 1 em cadaturno
* 2 secretárias – 1 em cada turno
* 6 apoios – atendem apenas os G1, G2 e G3
* 6 ASG
* 2 merendeira
* 1 funcionário em desvio de função
Os professores em sua maioria têm graduação, mas há alguns que estão estudando, como todos os apoios, que fazem em sua grande parte o curso de Pedagogia à Distância. Não há estagiários, apesar de atender 3 alunos com deficiência (1 dow, e2 sem laudo definido), o que por sua vez não possui atendimento educacional especializado.
Os alunos são de classe sócio-econômica baixa, a escolaridade de seus pais é mínima, poucos têm ensino médio, portanto não possuem variedade ou até mesmo acesso cultural. Mesmo assim participam na vida escolar de seus filhos se fazendo presente nas atividades promovidas pelo CMEI, o que favorece o contatodos profissionais com a família, transparecendo um clima amistoso e agradável.
DADOS DA TURMA GRUPO 2- B
A turma possui quinze alunos matriculados e por ser uma turma de grupo dois, as crianças tem entre 2 anos e três meses a três anos completo, professora bem como o apoio são pós graduadas.
Com uma freqüência que oscila em no máximo dez alunos a turma é bem tranqüila, não háocorrências nem relatos graves, no geral eles pouco realizam atividades coletivas, cada um escolhe seu brinquedo ou brincadeira e brincam, apenas na roda que tem no parquinho é que partilham bem do brinquedo, há na turma uma criança com dow, o que não se sobressai ou não é perceptível aos pequenos, eles se inter-relacionam razoavelmente bem e a ocorrência de atitudes agressivas se resume basicamentea duas crianças.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Algo que foi bastante percebido e inquietante é que apesar da pouca idade da turma, respeitando o desenvolvimento maturacional das crianças, eles tem dificuldades em atender a comandos simples, como ‘não’, ou ‘pegue a bola’, ‘venha aqui, por favor’. Dado a essa razão é que sugiro o projeto abaixo com suas justificativas, apoio teórico eatividades apresentadas.
OBJETIVO GERAL
Criar meios através da apresentação dos instrumentos musicais e músicas infantis para que as crianças compreendam e atendam o que está sendo solicitado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Familiariza-se com os instrumentos musicais de uma bandinha;
* Desenvolver a linguagem musical;
* Desenvolver a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventossonoros diversos;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
É de conhecimento geral e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no art. 9º parágrafo IX fixa que na educação infantil deve-se promover o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; bem como...
tracking img