Projeto de intervenção instituição cras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA

ANÁLISE INSTITUCIONAL

Trabalho Acadêmico da Disciplina de Estágio em Serviço Social I
Profª Orientadora: Jane Maranhão / Eunice Serrão
Aluna: Fabiana Andrade Machado

Altamira – PA
Agosto 2011

BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) foi criado em 2004, devido à necessidade que o Sistema Único daAssistência Social – SUAS teve, de apresentar ao usuário uma porta de entrada para a rede de assistência.
Para melhor entendimento do papel do CRAS para a rede SUAS podemos compará-lo ao Sistema Único de Saúde – SUS que tem como porta de entrada para seus serviços os Centros de Saúde, que assim como os CRAS trabalham como rede de Proteção Social Básica, ou seja, de promover a prevenção das situaçõesde risco e ou de vulnerabilidade social.
Entretanto, é válido ressaltar que o CRAS é apenas o Centro, a estrutura física, enquanto que dentro dele funcionam variados programas, projetos e benefícios, dentre eles o principal que é o Programa de Atenção Integrada às Famílias – PAIF que é a operacionalização da Política de Assistência, criado em 18 de abril de 2004, pelo Ministério doDesenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, através da portaria n°. 78, esse programa dá início ao atendimento a família e a referência a rede de serviços, sempre acompanhando na busca da garantia de direitos já observados em lei.
Em Altamira o CRAS teve sua inauguração no mês de agosto de 2007, com a responsabilidade de implementar e atender as famílias, através do Serviço de Proteção e AtendimentoIntegral á Família/PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas..
No que tange a prestação de serviços em Altamira este equipamento social, que é o CRAS, demanda suas atividades aos usuários, especialmente a população em situação de vulnerabilidade social decorrente de pobreza, àqueles com privação e/oufragilização de vínculos afetivo/relacionais e de pertencimento social que sofrem discriminações etárias, étnicas, de gênero e por deficiência. O seu principal desafio tem sido superar o assistencialismo existente no município.

ASPECTOS FORMAIS DA ORGANIZAÇÃO
NOME DA ORGANIZAÇÃO: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
Endereço: Joaquim Acácio, nº630 – Bairro: Brasília – CEP:68.370-000
Estatuto Jurídico: Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – (NOB-RH/SUAS); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS
Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Brasília-2009)
Coordenação: Laine Rocha Morreira.
Visão/Missão: Fui informada pela coordenadora que a visão e missão da instituição ainda estão em andamento para seraprovado.
DIRETRIZES E / OU POLÍTICAS: O CRAS está ligado às políticas públicas da Secretária Municipal do Trabalho e Promoção Social /SEMUTS.
OBJETIVO GERAL: Prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e risco sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e de ampliação do acesso aos direitosde cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I – Orientar o convívio sócio familiar e comunitário.
II – Promover aquisições sociais e materiais ás famílias.
III – Oportunizar o acesso ás informações sobre direitos e participação cidadã.
Políticas(S) Sócias(S) que se relaciona: Serviço de atenção Básica do Sistema de Único da Assistência Social/SUAS
Publico alvo: População emsituação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimentos fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiência, entre outros.
Programas vinculados ao CRAS I:
* Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias/PAIF:...
tracking img