Projeto de intervenção em educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

Odilton Leão Coutinho Neto

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONHECENDO O GÊNERO RECEITA CULINÁRIA

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de resultado parcial de nota da disciplina de Estágio em Educação Infantil do curso de Pedagogia orientado pela Profª. Andressa Mafezoni. PROJETO DE INTERVENÇÃO
I – IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: CMEI Cecília Meireles
Turma: Grupo VI
Ano/Semestre: 2010/2º semestre
Turno: Vespertino
Nº Alunos: 26

II – DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

-Características da escola Apresenta uma estrutura física que permite a realização de atividades e eventos escolares funcionando nos períodos matutino e vespertino, atendendo crianças de 06 meses à05 anos.

- Estrutura física Possui oito salas de aula, um laboratório de informática, secretaria, coordenação, direção, administração, reprografia, sala de professores, banheiros masculino e feminino, cozinha, espaço para refeições, e área externa com um parquinho para crianças de 06 meses à 03 anos e outro para crianças de 03 à 05 anos.

- Utilização dos espaços Os espaços da escola sãousados todos os dias da semana de acordo com o planejamento de cada professor, sendo que os espaços e materiais coletivos como parquinho e televisão/vídeo, têm horários e dias específicos.

Sobre os alunos:

A maioria dos alunos é pobre, embora alguns pareçam pertencer à família de classe média e moram nos arredores da escola. As crianças características físicas e culturais bastante diversificadase vivem com os pais ou avós. O projeto foi pensado a partir da realidade observada no grupo VI, sobre suas habilidades de leitura e escrita. Durante os dias de estágio, pude observar que as práticas utilizadas pela professora regente, favoreciam o aprendizado de alguns alunos, enquanto aqueles com dificuldades, geralmente eram deixados de lado, de modo que parte da sala já decodifica o sistema deleitura e escrita, enquanto outra parte conhece as letras, mas não assimila o código presente no texto.

III – DESCRIÇÃO DO TEMA

TÍTULO: Conhecendo o gênero Receita Culinária

Importância: O homem se distingue dos demais animais por sua capacidade de criar sistemas de representação com os quais lhe é permitido representar o mundo que o cerca. Para COSTA VAL (2005), esse sistema derepresentação é denominado linguagem. Diferente dos demais animais, que possuem sistemas de comunicação fixos, imutáveis e finitos, o homem pode utilizar-se de infinitos sistemas simbólicos, que poderão variar no tempo e no espaço e que lhe permitirá produzir cultura. Portanto, linguagem é a faculdade que permite ao homem determinar um símbolo para significar uma determinada coisa. A função da linguagemvai além da possibilidade de se comunicação, como para os demais animais. Para CAGLIARI (1995), “a linguagem pressupõe, estabelece um jogo de direitos e deveres, é usada para marcar pessoas, classes sociais, reveste as pessoas de poderes e de fraquezas, de estigmas, de preconceitos”. A língua é o sistema semiótico mais aprimorado que o homem já construiu. A língua possibilita ao homem, além de secomunicar, estabelecer relações, interagir socialmente, expressar idéias, sentimentos, revestir (a si mesmo e aos demais) de poderes, fraquezas, estigmas, preconceitos, etc. É partindo desse pressuposto que COSTA VAL (idem), nos apresenta a concepção de língua proposta por Bakthin, que entende a língua como “o fenômeno social da interação verbal”. Interação, no sentido mais claro da palavra é a ação entre sujeitos. Adotar a concepção de língua proposta por Bakthin no ensino de língua portuguesa pressupõe considerar os sujeitos da ação, ou seja, seus interlocutores. O texto, conforme nos mostram DIONÍSIO, MACHADO e BEZERRA (2002), é a atividade concreta da língua, é um ato de enunciação através do qual é possível ao homem materializar suas idéias, sentimentos e intenções. Para esses...
tracking img