Projeto de intervenção de educação física fundamentl 2

Páginas: 7 (1617 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
TEMA: A MOTRICIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROBLEMATIZAÇÃO
Pretendo apontar nesta problematização a questão norteadora deste processo de compreensão.
A partir desta questão em, que pretendemos pesquisar a construção do conhecimento na perspectiva motora, dando às brincadeiras seu papel relevante neste processo, para tanto partimos da premissa de que há integraçãoentre a Infância e a motricidade e de que a Educação física é importante na aprendizagem Escolar. “Qual a importância da motricidade na Construção do Conhecimento na Educação Infantil?”. E qual será a importância do profissional de Educação Física na Educação Infantil?
Sabe-se que foi unicamente a partir da promulgação da constituição de 1988 que se garantiu, legalmente, no país, o direito dascrianças de 0 a 6 anos á educação pública e gratuita. É oportuno recordar que as creches nacionais, até então sob os auspícios do Ministério da Ação Social, passaram a ser de responsabilidade exclusiva do Ministério da Educação. "A vinculação de creches e pré-escolas ao nosso sistema educacional representa uma conquista do ponto de vista da superação de uma situação administrativa que mantinha umsegmento de instituições educacionais específico para os pobres, segregado do ensino regular, com todo o peso dos preconceitos relacionados a isso. Nos textos legais, a intenção da letra é distinguir as faixas etárias atendidas, creche para as crianças de zero a três anos, pré-escola para as de quatro a seis. Essa intenção atendeu á demanda dos pesquisadores da educação infantil, que argumentavamser necessário retirar da instituição creche o estigma de destinação exclusiva aos pobres, assim como delimitar aspectos relativos á educação das crianças pequenas.
As pesquisas educacionais focando a criança de 0 a 6 anos, que inicialmente tinham por finalidade encontrar respostas institucionais concretas para a reconhecida importância da educação infantil, deixaram de discutir as creches epré-escolas enquanto co-responsáveis na formação cultural da infância e, hoje, voltam-se para o questionamento dos seus modelos de gestão e projetos pedagógicos, problematizando especialmente a formação profissional dos trabalhadores da educação infantil.
OBJETIVOS GERAIS
• Compreender a motricidade na construção do conhecimento na educação infantil.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Investigar asteorias que abordem o desenvolvimento motor na educação infantil;
• Identificar as propostas pedagógicas; qual?
• Analisar os elementos de gestão da aula, no que diz respeito ao trabalho com Educação Física;
• Apresentar os aspectos teóricos e metodológicos que contribuem para a construção do conhecimento, da criança na educação infantil.
• Analisar os conteúdos da aprendizagem de EducaçãoFísica na Educação Infantil;
• Discutir o papel da Educação Física na Educação Infantil, considerando os objetivos gerais e objetivos específicos;

JUSTIFICATIVA
A decisão de destacarmos a relação que as crianças estabelecem com esse processo educativo idealizado pelos grandes autores se justifica pela necessidade de dar coerência a uma concepção que reconhece as crianças como atores sociais e,portanto, as mais capazes de nos fornecer informações no que concerne a elas próprias. Considerando que a ameaça ao direito à infância se radica no acirramento da crise social que caracteriza esse momento histórico, tornou-se importante buscar pistas para refletir sobre os problemas relacionados à infância e à sociedade, especialmente nos aspectos relativos à educação.
A Educação Físicanos primeiros anos escolares geralmente é vista como uma atividade recreativa. Estudos mostram que existe uma estreita relação entre a capacidade de aprendizagem escolar da criança e suas possibilidades de desempenho motor.
O principal objetivo da motricidade nos primeiros anos escolares é fazer com que a criança domine seu próprio corpo já que o controle dessas habilidades parece ser o ponto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  •  A intervenção dos Profissionais de Educação Física.
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO PRONTO 2
  • Projeto de intervenção da educação infantil
  • projeto de intervenção na educação infantil
  • Intervençao dentro do projeto Mais Educação
  • projeto de intervenção educação infantil
  • Projeto de intervenção em psicologia da educação
  • Projeto de intervenção na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!