Projeto de inrvenção

1231 palavras 5 páginas
Justificativa
A escola deve ser um lugar onde os alunos passem a conhecer parte da nossa cultura. E a criança é um ser social e histórico tem como direito de ser inserida e despertada para o aperfeiçoamento a respeito da nossa cultura. É por isso que á escola vem através da poesia permitir que os alunos conheçam diferentes autores e estilos, porem dessa forma as crianças possam compreender á essência da linguagem poética. Sendo que o trabalho com poesia em sala de aula esta atrelada entre outros problemas. Com base nessa expectativa estamos objetivando um trabalho de leitura e escrita que não é simplesmente utilizar o texto como pretexto para a aquisição da leitura e da escrita, mas que proponha a trabalhar diariamente com poemas e que a cada professor busque alternativas de intervenção na rotina da sala de aula como proposta de alfabetização e letramento mais consistente que ajudem os alunos a avançarem gradativamente no seu processo de aprendizagem.

Objetivo Geral:
Oportunizar aos alunos e professores, o acesso ao universo literário mobilizado pela poesia, despertando a constituírem uma relação diferenciada com a linguagem, e, consequentemente torna-se leitores e produtores de textos competentes.

Objetivos Específicos:
Familiarizar os alunos com a linguagem poética para que eles sintam o prazer em ouvir, ler e produzir poemas. Descobrir a importância da poesia como forma de expressão e comunicação.
Ouvir poemas, poesias.
Conhecer e explorar história de vida e obra de Vinicius de Moraes.
Ler e interpretar textos poéticos.
Produzir poemas e poesias.
Diferenciar poesia de prosa;
Possibilitar o contato com a nossa tradição literário e cultural, permitindo o resgate de nossas condições de produção.

Relacionados