Projeto de informática na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Professora: Márcia Lucia de Aragão Gomes

I – Introdução:

A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa tecnologia.Houve época em que era necessário justificar a introdução da informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância.
Sob a ótica construcionista do uso do computador, Valente, 1995 ressalta sua importância, enquanto ferramenta pedagógica, capaz de contribuir para evolução cognitiva do educando, seja na construção de algo novo, seja na resolução de seus problemas. Essa interação como computador exige do aluno todo um processo de reflexão, que de acordo com Piaget, citado por Valente, “pode-se produzir níveis de abstração”, que por sua vez, “podem provocar alterações na estrutura mental do educando”.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, depensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA (2001) vai um pouco mais além, quando coloca“seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendomodificados por ela.
Na atualidade o fenômeno da globalização nos apresenta a necessidade de transmissão da informação de maneira rápida e atualizada. Sendo assim, o uso do computador se tornou essencial numa perspectiva global. Nesse sentido, a tecnologia de informação tornou-se ferramenta no processo ensino/aprendizagem com a finalidade de inserir o educando nessa realidade.
Frente às constantestentativas de inovar o processo ensino-aprendizagem, ficam evidentes as contribuições que a utilização de artefatos, sejam eles a televisão, a calculadora, os jogos, o computador, o livro didático ou qualquer outro, proporcionam ao educando.
Tais recursos pedagógicos são capazes de oportunizar aos aprendizes a chance de estar construindo seu próprio conhecimento, através da interação com o objeto,o que os estimula a pensar, a alcançar níveis mais elevados de abstração, a refletir, a criar estratégias, manipular conceitos, acarretando conseqüências benéficas no que tange a adaptação às constantes mudanças sociais, assim como ao pleno exercício da cidadania e do trabalho.
.

II – Metodologia:

As atividades no Laboratório de Informática serão direcionadas da seguinte maneira:
• Serãoatendidos os alunos do 2º ao 5º ano do turno da manhã, no horário de 7 às 11 horas, quatro dias na semana. Com a participação do professor regente, sendo reservado um horário semanal para cada turma.
• Haverá atendimento para alunos de outros turnos para estudo e pesquisa, em horários em que o laboratório não estiver sendo usado para aulas.
• Toda utilização será agendada pelo professorresponsável pelo laboratório para organização e bom funcionamento do mesmo.

III – Objetivo Geral:

Democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.

IV – Objetivos Específicos:

1. Socializar informações sobre a importância do uso do computador como nova ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem, ao...
tracking img